terça-feira, 25 de setembro de 2018

Oficinas gratuitas no Festival Coquetel Molotov

Como de costume, nos dias que antecedem os shows do Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim, o evento promove uma série de oficinas técnicas e workshops no Agreste Pernambucano. Este ano, as oficinas ocorrem entre os dias 17 e 19 de outubro, no Cine Teatro Cultura, Escola Antenor Vieira e no Auditório do IFPE. As inscrições são completamente gratuitas e já estão abertas para o público.

As atividades começam na quarta-feira (17), às 14h, com a oficina “Cidadania LGBT em discussão” que será ministrada por Maria Clara Araújo, na Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio. Símbolo do Direito Trans, Maria é graduanda em pedagogia pela UFPE e ganhou projeção internacional após a publicação de seu "Manifesto Pela Igualdade: Sobre Ser Travesti e Ter Sido Aprovada Em Uma Universidade Federal."

Na quinta-feira (18), às 14h, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Fotografia,com Pri Buhr (foto acima) que é jornalista e desde 2005 trabalha com fotografia. Com diversas pesquisas e projetos relacionados à narrativas visuais, Pri foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia 2013,na categoria Revelação e também integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM.

No mesmo horário, no IFPE, o Festival realiza uma oficina de imersão com o ESTESIA, grupo que surgiu com a proposta de repensar o jeito de se fazer shows de música, utilizando a arte e a tecnologia para transformar o papel dos artistas no palco e da plateia. Durante as apresentações do grupo, o público é convidado a interagir ativamente do show através de soluções criadas pelos próprios integrantes do grupo. O workshop também ocorre na sexta-feira (19), às 14h.

Às 15h, na sexta-feira (19), a cidade dos músicos irá receber a sua primeira Oficina de Vogue,estilo de dança de resistência e empoderamento que ganhou popularidade na década de 90, com as caras e bocas e movimentos dos braços em volta do rosto, no clipe “Vogue” de Madonna. A oficina será ministrada pelo pernambucano Amethyst, que é pesquisador de Voguing e cultura Ballroom. A aula terá duração de duas horas, sendo inicialmente teórica, contextualizando a história e a resistência do voguing, seguida pela aplicação de movimentos básicos das categoriasOld way e Femme, que serão demonstradas e vivenciadas no corpo, visando o estímulo da consciência corporal e bases organizacionais. O workshop ocorre no Chaminé Recepções.

As inscrições podem ser feitas através do site: através do site: http://coquetelmolotov.com.br/novo/.O No Ar Coquetel Molotov Belo Jardim também conta com uma programação de shows com artistas do calibre de Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre, Romero Ferro (Garanhuns) Agda(Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim).

PROGRAMAÇÃO

Quarta - 17/10
Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio
14:00 - Oficina “Cidadania LGBT em discussão” com Maria Clara Araújo

Quinta - 18/10
IFPE
14:00 - Imersão com Estesia (PE)

Cine Teatro Cultura
14:00 - Oficina: Fotografia com Pri Buhr

Sexta - 19/10
IFPE
14:00 - Imersão com Estesia (PE)

Chaminé Recepções
15:00 - Oficina de Vogue

SERVIÇO

Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim
De 17 a 20 de outubro
No Parque do Bambu – Belo Jardim
Acesso Gratuito
Patrocínio: Baterias Moura, Ballantines
Apoio: Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe
Realização: Coda Produções Artísticas