domingo, 10 de junho de 2018

Pesquisa: atividade física melhora habilidades cognitivas

A prática regular de exercício físico é sempre indicada para melhorar a saúde, bem estar e fins estéticos. Em um estudo recente publicado no Neurology: Clinical Practice foi mostrado a quantidade ideal de tempo para que a atividade seja benéfica também para a saúde do cérebro, para adultos com e sem problemas cognitivos. O levantamento, feito com 11 mil participantes, foi liderado por pesquisadores do Bereson-Allen Center for Noninvasive Brain Simulation.

Os dados mostram que pessoas que se exercitam uma média de 52 horas em seis meses - cerca de uma hora, três vezes na semana, tiveram uma melhora nas habilidades cognitivas, velocidade de processamento, atenção e função executiva. O resultado foi encontrado tanto para adultos mais velhos e saudáveis, quanto para aqueles com algum comprometimento cognitivo leve.

Segundo Danielle Mendes, professora da Cia Athletica, a prática de exercício físico deve virar rotina na vida de todo mundo. “Fazer exercício com regularidade traz benefícios incalculáveis para o nosso corpo. Além da aparência física, a prática também nos deixa com uma sensação boa, de bem-estar. Para quem é sedentário, o indicado é começar aos poucos, respeitando o seu corpo. Outra dica é procurar alguma atividade que a pessoa goste”, diz.

As modalidades de exercícios que mostraram resultados positivos no estudo são os aeróbicos, de treinamento de resistência, os que envolvem mente e corpo como ioga e tai chi chuan, ou a combinação deles. O estudo investigou diversos tipos de exercícios e a duração de cada uma das práticas.