quinta-feira, 7 de junho de 2018

Militante trans Amanda Palha será candidata a Deputada Federal

"Nada sobre a gente sem a gente". Com esse lema e o objetivo de marcar representatividade na política, a estudante da UFPE e militante do PCB Amanda Palha, de 30 anos, vai lançar sua candidatura à Câmara Federal. "É necessário romper com a lógica política que chamam de "representativa", mas que é só uma terceirização da voz e do poder", afirma a militante em suas redes sociais.

O vereador e também pré-candidato à Câmara dos Deputados, Ivan Moraes (PSol) não esconde a admiração por Amanda. "Quando fala, dá aula. Amanda fala de economia com a mesma naturalidade e propriedade com que fala sobre violência, educação e direitos humanos". 

Há dois anos, ela entrou na Universidade Federal de Pernambuco como primeira colocada no curso de Serviço Social. Na época, ela via seu ingresso no Ensino Superior como uma vitória pontual. “A gente sabe que o mercado de trabalho é fechado para gente, independente de ser formada ou não.”

Agora, visando representatividade na Câmara Federal (que está com uma das legislaturas mais conservadoras da história), Amanda pretende, de forma coletiva, levar a voz da comunidade trans, para que não apenas cisgêneros decidam sobre a vidas dos transgêneros. "O momento é de enfrentar com ousadia a maré de retrocessos e recuos pela qual passamos! Resistir sim, mas sem paralisar nem repetir passado: enfrentar para avançar".

O evento de lançamento da pré-candidatura de Amanda Palha será nesta sexta (08/06) às 18h30, na sede do PSol em Pernambuco (partido coligado com o PCB nas eleições deste ano), na Rua de Santa Cruz, 190, bairro da Boa Vista, no Recife.