sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mediadores de conflitos recebem certificado de formação e já podem atuar nas comunidades

Mais uma edição do curso de formação em Direitos Humanos – voltado para pessoas interessadas em atuar na mediação de conflitos nas comunidades - chegou ao seu final na última segunda-feira (16/04). Os formandos receberão seus certificados em solenidade que foi realizada na tarde desta sexta-feira (27/04), na sede do órgão. Pelo menos 23 mediadores de Olinda, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes receberam o certificado.

O curso foi promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e Programa de Mediação Comunitária de Conflitos. O Programa aborda a de prevenção de problemas e atritos nas comunidades, para que eles não cheguem à esfera jurídica ou causem desarmonia no ambiente de convivência, além de trabalhar temáticas que fomentem a cultura de paz.

Durante a formação foram abordados temas como: sua importância, diálogo e escuta como ferramenta, técnicas, parâmetros legais, meios de resolução no processo de mediação de conflito, rede Socioassistencial, entre outros.

Uma nova turma deverá ser formada até o próximo mês de julho. O curso somou uma carga horária de 40 horas/aulas e teve como objetivo a qualificação e a promoção do diálogo, além do aumento da cultura da paz e da boa convivência entre os moradores das comunidades. As principais demandas recebidas pelos núcleos são: Conflitos familiares, conflitos de vizinhança, e pensão alimentícia.

Imprensa SEDH PE