sexta-feira, 27 de abril de 2018

Caruaru: Programa Primeira Infância serve de modelo a outros municípios

Na última quarta-feira (25), uma comitiva formada por servidores municipais da cidade de Arcoverde e estudantes de psicologia daquele município esteve em Caruaru para conhecer de perto a execução do Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os visitantes acompanharam um dia de atividades no Cras Centenário, do grupo de gestantes atendido pela iniciativa, que são desenvolvidas pela Prefeitura de Caruaru como parte das ações do Programa Primeira Infância.

O grupo foi recebido pela coordenadora do Primeira Infância, Marta Wanderley e pela coordenadora do Criança Feliz, Daniela Braga. Na oportunidade, elas destacaram como ponto forte das ações no município, a forma como vêm sendo concebidas. “O trabalho tem sido intenso, mas gratificante. Temos seguido uma linha baseada na intersetorialidade, com o apoio da gestão municipal, que tem priorizado esse público. Realizamos reuniões frequentes entre as secretarias envolvidas para traçar objetivos, e as ações vêm sendo desenvolvidas de forma coletiva”, explicou Daniela.

A coordenadora e supervisora do Programa Criança Feliz em Arcoverde, Iris Malta, se declarou encantada com o desenvolvimento do programa em Caruaru. “A gente percebe através dos grupos que, de fato, o programa está tendo um andamento de fortalecer o vínculo familiar essencial para a primeira infância, através do trabalho que vem sendo realizado com as gestantes, que vem dando resultado”, observou.

Para Luana Gomes, que teve a última gravidez acompanhada pelo programa, a iniciativa fez a diferença em relação às outras duas gestações que concebeu antes de participar das atividades. “Aqui eu pude ter acompanhamento, tirar todas as minhas dúvidas para ter meu filho tranquila. Agora eu posso trazer ele nos braços, depois de vinte dias de nascido, para continuar sendo atendida”, ressaltou.

Programa Primeira Infância de Caruaru

O Programa Primeira Infância de Caruaru visa implementar ações para o Desenvolvimento Integral da primeira infância no município e garantir a promoção e proteção dos direitos das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O planejamento e a execução vêm sendo feitas a partir de um modelo de gestão integrado e intersetorial entre as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Políticas para Mulheres, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e Fundação de Cultura e Turismo.

Entre as atividades desenvolvidas está o acompanhamento das gestantes e crianças na primeira infância, através de visitas domiciliares e atividades grupais, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários em vários territórios no município de Caruaru, como Alto do Moura, Taquara, Residencial Luiz Bezerra Torres, Cipó, Posto Agamenon, Centenário, São Francisco e Murici.

Imprensa Caruaru