quinta-feira, 29 de março de 2018

Ocupação #MarielleResiste precisa de doações

O Agora É Com A Gente (página coletiva de apoio ao mandato do vereador Ivan Moraes Filho) anunciou em seu Facebook que "apoia a Ocupação Marielle Franco por entender sua importância para a garantia do direito à moradia e a necessidade de habitação popular no Centro do Recife".

Organizada pelas mulheres do MTST Pernambuco, a ocupação devolveu a função social ao Edifício Independência, localizado na Pracinha do Diario, no início da Avenida Dantas Barreto. O imóvel está abandonado desde a década de 1990 e acumula R$ 1,6 milhão em dívidas de IPTU com o município.

Só no bairro de Santo Antônio, onde fica a ocupação, outros 41 imóveis estão abandonados. É muita casa sem gente, e muita gente sem casa! Reconhecemos o direito à propriedade privada, mas também defendemos que os imóveis e os terrenos precisam também cumprir sua função social. 

No debate sobre a cidade que desejamos, o Agora É Com A Gente espera que a gestão municipal, do prefeito Geraldo Julio (PSB), compreenda a importância das ocupações populares para a garantia do direito à moradia. Um canal de diálogo institucional com o movimento deve ser aberto. Não interessa ao Recife o Edifício Independência de portas fechadas, com uma dívida pública milionária. 

Doações - Para seguirem na luta e a resistência, as famílias precisam da sua ajuda. Nas ocupações, mulheres e crianças são maioria. Alimentos não perecíveis, água potável, colchões, cobertores e roupas ajudarão a manter Marielle Franco presente. As doações podem ser entregues na própria ocupação ou no DA de Direito e DCE da Unicap.