quarta-feira, 21 de março de 2018

Comitê das Arboviroses de Olinda discute estratégias contra o Aedes aegypti

O Comitê Intersetorial de Articulação e Monitoramento para a Prevenção e Controle das Arboviroses de Olinda promoveu nesta terça-feira (20.03) uma reunião sobre as novas intervenções para prevenir e coibir o mosquito Aedes aegypti. O encontro serviu também para apresentação do balanço de ações desenvolvidas em 2017 pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e o Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO). As discussões ocorreram na Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

A diretora da DVS, Mariurcha Dantas, destacou a importância das ações, que refletem diretamente no resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). “O quadro demonstra cada bairro da cidade, focos do mosquito e outros elementos para a adoção de providências. É uma preocupação constante da gestão em adotar medidas preventivas contra as arboviroses”,pontuou.

O gerente do CEVAO, Henrique Eduardo Silva, apresentou o conjunto de medidas que foram desenvolvidas no município, que proporcionou resultados positivos devido ao conhecimento e a identificação de focos no meio ambiente, os quais poderiam interferir na qualidade da saúde da população.

A reunião também teve a participação de representantes de outras secretarias da cidade, que discutiram os dados apresentados, debatendo e sugerindo novas propostas. A secretária executiva de Planejamento Estratégico de Saúde, Emília Gonzales, evidenciou a importância do encontro e apresentou resultados de uma visita realizada à comunidade Quilombo, em Caixa D’Água. “Estudamos as necessidades de cada localidade para identificar as peculiaridades e realizar ações eficazes contra o vetor,” declarou.

Imprensa Olinda