quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Ações de Direitos Humanos em Caruaru

Um dos grandes destaques das ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) foi a entrega de 3.892 moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Foram 1.488 habitações do Residencial Alto do Moura, entregues no dia 07 de julho de 2017, com escola, creche e Centro de Qualificação Profissional. Do Luiz Bezerra Torres I e II, foram 2.404 moradias entregues, no dia 28 de agosto, com escola, creche, CRAS, Unidade de Saúde e Centro Comunitário. O trabalho social continuou após as entregas com a realização de 100 reuniões com os contemplados, em parceria com as empresas contratadas (Pontual e Diagonal) e a Gestão Condominial e Patrimonial.

Outra importante ação foi o fortalecimento do sistema de garantia de direitos de diversos segmentos sociais, como por exemplo, as atividades voltadas ao enfrentamento às violências e violações dos direitos das crianças e adolescentes no Parque 18 de Maio, durante o São João. Foram retirados 62 menores em situação de vulnerabilidade e encaminhados à rede de proteção. Também vale destacar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de medida protetiva realizado nas três Casas de Acolhimento Institucional e na Casa de Passagem, com o acompanhamento permanente de 20 crianças e adolescentes.

A juventude também foi prioridade da gestão com a revitalização da biblioteca da Casa das Juventudes Urbana, que realizou diversos eventos, como os dois Concursos de Youtubers de Caruaru, com mais de 30 candidatos inscritos, além de oficinas de capacitação. Sem esquecer o Concurso de Bandas de Garagem, realizado no dia 21 de outubro, que teve como vencedora a Rockalito, que recebeu o prêmio de tocar no Polo Azulão, no São João de Caruaru, em 2018.

O Serviço de Assistência Social esteve presente em diversas vertentes, entre elas, nas ações desenvolvidas pelos CRAS urbanos e rurais, com mais de 10 mil famílias acompanhadas e 269 atendimentos às pessoas com deficiência. A entrega da sede própria do CRAS Taquara, no dia 30 de novembro, pôde garantir o atendimento com mais estrutura e comodidade para pessoas de mais de 20 localidades. Além desses serviços, vale destacar o transporte de cadeirantes, com quase 900 beneficiados, e, durante o São João, a realização do Camarote da Acessibilidade, com cerca de 800 frequentadores. No período junino, o polo LGBT inovou os festejos com as intervenções que foram realizadas. As ações continuaram durante todo o ano, com mais de 1000 pessoas beneficiadas.

A atuação foi forte, também, no enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, com ações voltadas aos frequentadores de terreiros e diversas intervenções culturais, inclusive, no São João, totalizando 1.250 pessoas atingidas. A II Conferência Municipal da Igualdade Racial merece destaque, com dez delegados eleitos para as conferências estadual e nacional, que serão realizadas em 2018. A reativação/ativação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas de Igualdade Racial, LGBT e Juventude também é outro ponto importante da gestão, com 150 participantes.

Sobre as ações voltadas para o desenvolvimento de atividades esportivas, o retorno dos Jogos Escolares Municipais de Caruaru, após dois anos de intervalo, com a realização da XVI edição, contou com a adesão de 69 instituições de todas as redes de ensino pública e particular, com mais de 4 mil atletas. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação. Em paralelo aos JEMC, foram realizados os I jogos Paraescolares, voltado para crianças com deficiência física. Houve, ainda, a realização dos IV Jogos Universitários de Caruaru, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior e 322 atletas.

As atividades esportivas abrangeram, também, outras áreas urbanas, com a realização e participação de competições esportivas de alto rendimento para as seleções de Caruaru em diversos esportes, envolvendo mais de 6 mil atletas em nove eventos municipais, 22 estaduais, dez regionais e dois nacionais. O Programa Vida Ativa desenvolveu 12 núcleos com profissionais qualificados para desenvolvimento de diversas intervenções para o público da terceira idade. A Zona Rural foi contemplada com a realização das competições de Futebol de Campo nas comunidades do Rafael e Juá, com 1000 participantes ao total.

“O trabalho na secretaria foi exitoso, e apesar das dificuldades de início de gestão, tivemos a possibilidade de manter os serviços e ampliar o olhar para os mais diversos seguimentos, com a criação da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Estamos agora fechando diversos projetos de lei que serão enviados para a Câmara Municipal, como a criação do Bolsa Atleta, a volta do funcionamento dos conselhos de Juventude, Igualdade Racial, a criação do Conselho LGBT. Tivemos avanços, como a criação do espaço de proteção para crianças e adolescentes na feira, para eliminar o trabalho, o abuso e a exploração sexual infantil. Foi um ano importante de conquistas, mas também de desafios que a gente sabe que tem que enfrentar em 2018”, mencionou o secretário Fernando Silva. 


Imprensa SDSDH Caruaru