terça-feira, 28 de novembro de 2017

Show “Morada da Memória Elino Julião" é indicado ao Prêmio Hangar de Música

As vozes de grandes artistas potiguares, como os cantores Isaque Galvão, Khrystal, Alessandra Macêdo, o trio Os forrozeiros e Araken Batista, embaladas pelos acordes da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), nas canções memoráveis de Elino Julião. Apresentado no dia 1º de junho, no palco do Teatro Riachuelo, o espetáculo “Morada da Memória Elino Julião” foi indicado ao 15º Prêmio Hangar de Música, na categoria Show do Ano. A premiação dos ganhadores acontece nesta terça-feira (28), no Teatro Riachuelo.

“Na Sombra do Juazeiro”, “Cofrinho de Amor”, “​São João Alegre”, “O Burro” e “Relampiou” são algumas das músicas que fizeram parte da apresentação. Buscando o envolvimento do público com a biografia do homenageado, a montagem também contou com momentos de dramaturgia com a participação do ator Rodrigo Bico, e ainda apresentações de dança. A homenagem teve direção artística de Tatiane Fernandes e direção musical do maestro da OSRN, Linus Lerner, e de Willames Costa.

A ideia do show veio da proposta do Grupo Vila de perpetuar a memória de quem faz a história e a cultura potiguares, resgatando e valorizando figuras que se destacaram no Rio Grande do Norte. “Fazemos questão de apoiar projetos que valorizam e resgatam a memória do povo potiguar. Recebemos com alegria a indicação ao prêmio Hangar da homenagem a Elino Julião”, comemora o diretor do Grupo, Eduardo Vila.

Viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão e produzido pela Mapa Realizações Culturais, o projeto “Morada da Memória Elino Julião” é uma iniciativa do Morada da Paz e da Prefeitura do Natal e teve apoio cultural da Opus e do Teatro Riachuelo.

Elino Julião – Conhecido pela forte ligação com a cultura nordestina, sobretudo a da região do Seridó potiguar, Elino Julião nasceu no município de Timbaúba dos Batistas, em 13 de novembro de 1936. Encantado com o mundo musical na infância, mudou-se para Natal antes da maioridade, onde descobriu os programas de calouros na antiga Rádio Poti. Em uma de suas apresentações, ganhou o reconhecimento do paraibano Jackson do Pandeiro e migra para o Rio de Janeiro. Logo depois, deslanchou no mundo artístico compondo e cantando o autêntico forró pé de serra do sertão nordestino, levando com originalidade e alegria a cultura e as tradições populares do Nordeste por mais de quatro décadas. Julião morreu em 20 de maio de 2006 e está sepultado no cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Prêmio Hangar de Música – A edição comemorativa de 15 anos do Prêmio Hangar homenageia os 70 anos da cantora Rita Lee, considerada a rainha do rock nacional. Idealizada e dirigida por Marcelo Veni, a premiação possui ao todo 12 categorias que envolvem artistas diversos e com atuação no rock, pop, samba, rap, gospel e em experimentações solos e coletivas.