sábado, 21 de outubro de 2017

Caruaru: prefeita acompanha eleições do CESMAPE

Nesta sexta (20), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, Zona Rural de Caruaru, para participar da mesa de abertura da eleição para formação da nova diretoria do Conselho Estadual de Secretários e Secretárias Municipais de Agricultura de Pernambuco (Cesmape). A assembleia reuniu 31 secretários de agricultura de todo o estado, entre eles, o gestor da pasta de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru, Diogo Cantarelli, que se elegeu vice-presidente do conselho.

Na oportunidade, Raquel falou sobre os desafios dos municípios em fornecer os serviços necessários às pessoas do campo. “Essa rede entre os governos precisa ser fortalecida e o conselho tem um papel fundamental nessa história, já que está nele, o olhar sobre as necessidades dos municípios”, pontuou a prefeita. Em sua fala, o secretário de Agricultura de Pernambuco, Wellington Batista, citou o papel do governo. “Estreitar o relacionamento com os secretários foi uma das determinações que recebi do governador Paulo Câmara e o primeiro passo é essa abertura para o diálogo com o conselho. Nossa primeira ação foi montar um controle de demandas e um acompanhamento delas, para atender aquilo que estiver ao nosso alcance”, declarou o secretário.

Após a abertura do evento, uma comissão formada por vinte integrantes do Cesmape deu prosseguimento ao processo eleitoral, onde o pleito foi decidido por aclamação, seguindo as regras do estatuto do conselho, quando se tem uma única chapa registrada para a disputa. A chapa formada por 18 secretários teve apenas o presidente Izael Monteiro do Nascimento, de Jataúba, como candidato reeleito. A maioria dos demais integrantes estão iniciando no conselho ou começando um novo trabalho, assim como Diogo Cantarelli, que assume a partir de agora a vice-presidência.

Após a aclamação da eleição, Diogo falou do compromisso firmado que se inicia a partir de agora. “Sabemos que daqui para frente a gente tem um compromisso muito grande de trazer resultados e para isso vamos trabalhar diuturnamente para buscar recursos e ações para cada secretaria”, declarou Diogo. 

Secretaria de Imprensa de Caruaru