terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sim à Inclusão

Na tarde desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Limoeiro deu “Um SIM à Inclusão” como parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na abertura, a roda de conversa Afago e Afeto, com a deputada Laura Gomes, proporcionou à sociedade civil a discussão de temas como defesa dos direitos das pessoas com dificuldades e a luta para vencer as barreiras da desigualdade. As atividades seguem até o dia 29 em parceria da Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Conhecer alguém diferente é uma grande oportunidade para viver uma experiência valiosa. É o caso de André Nelson Queiroz, 17 anos. Em um acidente de carro teve traumatismo craniano de 4º grau, passou um ano sem falar ou andar e foi, aos poucos, com muito incentivo e terapia, se recuperando. “Quando crescer quero ser um grande artista. Nas férias, vou sempre ao Galpão das Artes para fazer arte”, afirma. André tem Agnosia, uma perda da capacidade de reconhecer, pessoas, sons e formas e, na maioria das vezes, não tendo como lembrar de objetos cotidianos, pessoas familiares ou mesmo sua própria imagem no espelho.

A realidade de Severino João da Silva, conhecido como Nino do Artesanato, não é diferente. Deficiente físico e professor, não permite que as dificuldades o impeçam de transformar sua vida. “Pra mim é um prazer trabalhar, me dá força. Vejo pessoas que tem pernas e braços saudáveis e não se esforçam. As minhas dificuldades existem, mas a arte me salva. Enfrento preconceito, mas o que importa é a força que tenho e a vontade de vencer na vida”. 

Sendo uma iniciativa inédita na região tendo a primeira gestão municipal com intérpretes em libra, a secretária de Infraestrutura, Obras e Habitação, Fabíola Pimentel ressalta a importância de todos abraçarem essa causa para que seja possível tornar um mundo novo possível. “Hoje eles tem intérpretes para cegos, leitores, e tudo o que precisarem. O que aparecer de novo, vamos procurar, o que não tivermos, vamos atrás para conseguir. A preocupação é incluí-los com todo respeito que eles merecem”.

“Apesar de toda dificuldade do país, o prefeito disse SIM à inclusão e contratou intérpretes para que nossas crianças saíssem do silêncio e acessassem o conhecimento. É gratificante! Com muita força e comprometimento, temos o prazer de ter profissionais com deficiências físicas vivendo com a dignidade como colegas, como professores e alunos” afirma o secretário de Educação e Esportes, Gonzaga.

A deputada Laura Gomes recordou a referência de grandes escolas que foram Miguel Arraes, Eduardo Campos e, agora, o governador Paulo Câmara com um olhar para os que mais precisam. “Joãozinho é um exemplo de resistência. Acredito nessa gestão e o mundo precisa sim ter igualdade para todos, independentes da condição. Temos que estimular, é papel fundamental do Poder Público. Tenho certeza que Limoeiro avança e não será mais como antes”. Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito Joãozinho, a Gerência da Juventude, professores, coordenadores, estudantes e vários representantes da sociedade.

Obras: Até o fim deste ano, um grupo será reunido para detectar por toda a cidade, nas áreas de maior fluxo e movimentação, as necessidades de adequação. A ação será realizada junto com as pessoas com deficiência, em conjunto com a sociedade.

Secretaria de Imprensa de Limoeiro