quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Projeto Encontro e Pestalozzi realizam festa em prol da inclusão neste sábado(23)

Presente em todos os estados do país, a Rede Pestalozzi é hoje referência na defesa dos direitos e assistência social à pessoa com deficiência. No próximo dia 23 de setembro, a sede da Associação Pestalozzi Recife, no Cordeiro, será palco da I edição do Encontro com a Pestalozzi, um evento idealizado e organizado pelo Projeto Encontro, que tem como objetivo angariar recursos para ampliar e melhorar o atendimento em prol da inclusão social nas duas importantes entidades do Estado.

A abertura do evento será às 9h, com a inauguração da exposição Turistando, com fotos assinadas pelo fotógrafo Bruno Ribeiro, primeiro turismólogo do Brasil com Síndrome de Down, além de uma feira de artesanato, com diversos trabalhos realizados pelos jovens e adultos com deficiência atendidos pelas duas entidades no Recife. Um dos destaques será a mostra de pinturas em louça, com peças assinadas pela jovem com deficiência intelectual Karina Lisboa. Os visitantes da feira poderão ainda adquirir caricaturas e desenhos criados e produzidos in loco pelo jovem artista Raphael Cavalcante que também estará expondo seus trabalhos no evento. Outra integrante do Projeto Encontro promete ser destaque no espaço gastronômico é Mariela Garcia Soares que estará produzindo tapiocas com recheios diversos em tempo real. No espaço também haverá a venda de comidas regionais como sarapatel e arrumadinho, empadas, cachorro quente, entre outras iguarias.

A literatura vai estar presente em tarde de autógrafos e apresentação de dois livros produzidos pelos jovens integrantes do Projeto Encontro, Marcela Sette e Gabriel Saboya. Marcela é uma jovem com deficiência intelectual, e está no seu 6º livro intitulado A Canção de Óscar. O romance narra a vida de um rapaz gago que sonha em ser cantor e apesar dos desafios, conquista seu objetivo. Já o escritor, Gabriel Saboya, um jovem com síndrome de down, apresenta o seu livro de poesia Sonho e Coragem onde fala do seu cotidiano abordando temas como o amor, sonho, arte, desafios, amigos, relacionamentos entre outros. O Projeto Encontro é coordenado pela educadora Margareth Zimmerle.

A partir das 14h, o público vai poder conferir diversas apresentações culturais e musicais protagonizadas pelos jovens e adultos com deficiência, a exemplo do Projeto Dançando Rock In Roll. Logo em seguida quemsobe ao palco é a banda Pestalozzi, formada por integrantes da Associação Pestalozzi Recife, que promete animar a tarde, tocando algumas das canções jáconhecidas do público. A partir das 16h, a animação fica por conta da apresentação do grupo Dança da Boneca, da Pestalozzi, apresentando coreografias inusitadas e, às 16h30, haverá uma apresentação do grupo de teatro da Pestalozzi sobre a História do bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá. A encenação tem como base uma lenda que se passa em uma fazenda às margens do rio São Francisco. É uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste, que retrata a configuração social do período da escravatura, mostrando o tipo de relação de poder entre escravos e senhores e as crenças religiosas da época.

Por volta das 17h30, a estudante de educação física Priscilla Mesquita de Almeida, 24 anos, portadora da síndrome de down e professora de dança comanda apresentação de zumba, uma modalidade que tem conquistado o público que quer perder peso de forma diferente e mais divertida, sem a malhação tradicional nas academias. O ritmo, explica Priscilla, mistura merengue e salsa. Ela promete não deixar ninguém parado mas lembra da importância dos alongamentos na preparação para a zumba. 

Outro destaque na feira de inclusão social será a apresentação solo de sax que o ex-aluno com Síndrome de Down, da UNINASSAU , Humberto Suassuna, fará a partir das 18h, antecipando a apresentação do espetáculoEncontro na Música e Encontro na Dança, protagonizados por Jovens atendidos pelo Projeto Encontro, mostrando suas habilidades artísticas. Por fim, o encerramento da feira, acontece às 18h30 e ficará por conta de uma animada seresta com shows dos cantores Getúlio Cavalcanti e Israel Filho, a banda do Projeto Encontro e participações especiais. Zezinho do Coco apoia o evento. O Encontro com a Pestalozzi é aberto ao público e o ingresso custa R$ 20,00 e pode ser adquirido na Pestalozzi, na fanpage do Projeto Encontro https://www.facebook.com/projencontro/ou pelo telefone 81.9 9874.7375.





SERVIÇO



ENCONTRO COM A PESTALOZZI

QUANDO: 23 DE SETEMBRO, A PARTIR DAS 9H

ONDE: ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI RECIFE

(RUA DIANÓPOLIS, 95-CORDEIRO-RECIFE- PE).

QUANTO: R$ 20,00

INFORMAÇÕES: 81|3453.5979