quarta-feira, 31 de maio de 2017

Apenas dois brasileiros vão participar do Encontro de Pesquisadores do Instituto Mind & Life nos EUA

O evento, que acontece de 03 a 11 de junho, reunirá 150 participantes e é o único de seu tipo: uma união entre ciência de ponta e retiro de meditação. Este ano o Tema é intersubjetividade e conectividade social e contará com estrelas no mundo da ciência como Richard Davidson, Evan Thompson e Jim Coan.

Representando o Brasil, estão o médico pernambucano Júlio Lins (foto) e o médico carioca Jorge Calmon de Almeida Biolchini. Esta é a segunda vez que Júlio Lins participa do evento sendo aceito por seu trabalho de meditação no cotidiano, inclusive no SUS – Sistema único de Saúde do Brasil. Sendo um dos primeiros ocidentais a aprender diretamente com os tibetanos, o médico Júlio Lins vai apresentar o resultado de sua pesquisa sobre como melhorar os relacionamentos interpessoais na vida cotidiana, aumentar a circulação de valores positivos e a concentração, através da meditação mindfulness. “Muito tem se falado que meditação melhora o estresse, a ansiedade e a insônia, a novidade é que praticar mindfulness e compaixão também fortalece os relacionamentos significativos e previne a solidão e o abandono.”, explica Júlio.

Júlio, que é fundador e diretor do Instituto Atentamente, estará filmando suas impressões durante o encontro e realizando entrevistas com os pesquisadores para disponibilizar esse material na internet. O pernambucano também prepara-se para disponibilizar um curso online sobre mindfulness e gerenciamento do estresse para profissionais de alto desempenho.

Sobre Júlio Lins:

Após uma experiência de infarto, tem dedicado sua vida ao estudo da meditação atenção-conscientização e da ação centrada em valores. Médico, fundou o programa Atentamente, primeiro programa de Mindfulness no sistema público de saúde (SUS) onde atua como facilitador e tutor. Fez residência em medicina de família e mestrado em saúde coletiva tendo aprovado dissertação sobre meditação na atenção à saúde. Fellow de pesquisa 2015 do Instituto Mind & Life. Fez também especialização em Acupuntura e formação em Gestalt Terapia e Terapia Comunitária. Estudou em regime de mentoria por 10 anos da Ven. Zamba Chozon, de quem recebeu autorização de ensinar na tradição da meditação atenção-conscientização.

Sobre Jorge Calmon de Almeida Biolchini:

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Especialização em Medicina Homeopática pela Escuela Médica Homeopática Argentina (1980). Especialização em Medicina Ortomolecular pelo Centro de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro (1993). Idealizador e fundador, em 1987, do Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutorado-sandwich em informática médica, no National Center for Biomedical Communications / National Institutes of Health, EUA, especializando-se no campo de organização e representação do conhecimento e no desenvolvimento de ontologias. Pós-doutorado nesta linha de pesquisa, na COPPE/UFRJ (2004-2007). Livre-Docente em Clínica Homeopática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Professor Titular de Homeopatia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Consultor da Financiadora de Estudos e Projetos. Membro do corpo editorial das revistas: Homeopathy (Edinburgh, Reino Unido) (1475-4916), Cultura Homeopática (1679-8368), Revista de Homeopatia da Associação Médica Homeopática Brasileira, e International Journal of High Dilution Research. Revisor da revista Ciência da Informação. Pesquisador adjunto em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ.