quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Temer não admite ser chamado de "Golpista"



O presidente não eleito Michel Temer cobrou dos seus ministros um comprometimento com as ideias do governo e que não hesitem em defendê-lo das acusações de que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe. Ao dar início à primeira reunião com sua equipe, Temer afirmou que não vai mais admitir ser chamado de golpista e  “que não vai levar ofensa para casa”.
“Golpista é você que está contra a Constituição Federal. Não estamos propondo ruptura constitucional. Nós somos de uma discrição absoluta. Jamais retrucamos [no passado] palavras em relação ao nosso governo, [críticas] à nossa conduta. Mas agora não vamos levar ofensa para casa”, ordenou, pregando que sua equipe tem “elegância absoluta” mas também que “é preciso firmeza”.
Temer disse também que irá fazer “reformar urgentes”: o teto do gasto público, na Previdência e por ultimo uma reforma nas leis trabalhistas.
“Não vamos mais falar em reforma trabalhista, vamos falar em adequação da relação empregado/empregador, uma modernização. Que é aliás um vocábulo que eu usei no pronunciamento que vai ao ar agora às 20 horas”, disse.
Ele disse também que será “inadmissível” qualquer tipo de divisão em sua base parlamentar e determinou que “se é governo, tem de ser governo”.
“Isso aqui não é brincadeira, nem ação entre amigos ou ação contra inimigos”, cobrou o presidente, pedindo que seus ministros não “tolerem” acusações de que os parlamentares se arrependeram do processo de impeachment ao conceder a Dilma o direito de exercer funções públicas.
“Pequeno embaraço”
O presidente Michel Temer admitiu hoje (31) que houve um “pequeno embaraço” na base do governo durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, quando os senadores decidiram que ela permanece com o direito de exercer funções públicas.
Ele disse que a manutenção dos direitos políticos de Dilma não foi uma derrota para seu governo, mas afirmou que senadores aliados “resolveram sem nenhuma consulta tomar uma posição”. Conforme Temer, caso a decisão fosse combinada com o Palácio do Planalto, poderia haver até um “gesto de boa vontade” ao permitir pela continuidade dos direitos políticos de Dilma.
“Hoje nós tivemos um pequeno embaraço na base governamental, em face de uma divisão que lá se deu. Outra divisão que é inadmissível. Se é governo, tem que ser governo. Quando não concorda com uma posição do governo, vem para cá e converse conosco, para nós termos uma ação conjunta. O que não dá é para aliados nossos se manifestarem lá no plenário sem ter uma combinação conosco”, cobrou.
“Especialmente agora, sem entrar no mérito, que os senadores decidiram que deveria haver afastamento, mas não a inabilitação prevista literalmente pelo texto constitucional, o que vai acontecer é dizerem: ‘Eles se arrependeram, etc’. Não pode tolerar essa espécie de afirmação. Quem tolerar, eu confesso que irei trocar uma ideia sobre isso”, disse.
Golpe na CLT - Em seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional como presidente de fato,  Michel Temer (PMDB) defendeu a reforma da Previdência e mudanças na legislação trabalhista.  Ele afirmou que seu compromisso, no que lhe resta de tempo no poder, é "resgatar a força da economia e recolocar o Brasil nos trilhos". 
No vídeo de cinco minutos, o presidente deixou claro que, para isso, será necessário adotar medidas impopulares. "O governo é como a sua família. Se estiver endividada, precisa diminuir despesas para pagar as dívidas. Por isso, uma de nossas primeiras providências foi impor limite para os gastos públicos", disse. 
Publicidade
E continuou: "Temos que modernizar a legislação trabalhista para garantir os atuais e gerar novos empregos", afirmou em um dos trechos da gravação que foi ao ar por volta das 20h desta quarta-feira (31). 
Ele defendeu também a reforma da Previdência, um de seus principais desafios nos próximos meses. "Para garantir o pagamento das aposentadorias, teremos que reformar a previdência social. Sem reforma, em poucos anos o governo não terá como pagar aos aposentados", disse.
"Meu compromisso é o de resgatar a força da nossa economia e recolocar o Brasil nos trilhos. Sob essa crença, destaco os alicerces de nosso governo: eficiência administrativa, retomada do crescimento econômico, geração de emprego, segurança jurídica, ampliação dos programas sociais e a pacificação do país", disse. 
Com informações das revistas Forum e Exame