sexta-feira, 4 de março de 2016

Enfermeiros do Recife entram em greve

Os enfermeiros vinculados à Prefeitura do Recife decidiram em assembleia realizada na manhã de hoje, 04/03, pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco - SEEPE, decretar greve por tempo indeterminado.  
Os 794 enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, nas Policlínicas, nas Maternidades municipais, nos Centros de Apoio Psico-Social- CAPs, nas Unidades de Saúde da Família - USF e nas Unidades Básicas de Saúde - UBS estão insatisfeitos com a gestão da Prefeitura que não apresentou proposta de reajuste condizente com os pleitos da categoria, principalmente em relação a reposição das perdas salariais.  
Nas mesas de negociação, a prefeitura apresentou uma proposta de reajuste salarial escalonado e condicionado ao aumento da receita líquida do município, o que não foi aceito pela maioria das categorias dos servidores municipais. 
Os enfermeiros reivindicam ainda melhores condições de trabalho (faltam medicamentos, insumos e a estrutura física das unidades está precária) e o cumprimento dos acordos feitos com a categoria anteriormente, relacionados a equiparação de gratificação, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, entre outros pontos. 
A greve terá início na próxima terça-feira, 08/03. Para marcar a paralisação, os enfermeiros farão uma mobilização na Câmara dos Vereadores, a partir das 14h. A categoria pretende sensibilizar os vereadores para as reivindicações e pressionar a Casa para impedir a votação do projeto de lei que regulamenta a proposta de reajuste salarial da prefeitura que não foi aceita pelos trabalhadores.
Em cumprimento à lei 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do Direito de Greve, os enfermeiros manterão 30% do efetivo de trabalhadores nos serviços de urgência e emergência. A greve será comunicada oficialmente a Prefeitura do Recife, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Conselho Regional de Enfermagem - Coren-PE.
Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco