terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Oscar ainda muito branco.

Não houve atores negros indicados este ano
O cineasta Spike Lee, de filmes como Faça a Coisa Certa e Malcom X (ambos tratam sobre a questão racial nos Estados Unidos)) anunciou que vai boicotar o Oscar deste ano. O protesto é porque não houve atores negros indicados para a premiação do cinema este ano. Nas redes sociais, tão logo foram anunciados os indicados, a hashtag #OscarStillSoWhite ("Oscar ainda muito branco") bombou na web. Veja a seguir trechos da mensagem que Lee postou em seu Facebook:


#OscarAindaMuitoBranco. De novo.


Eu gostaria de agradecer ao Presidente Cheryl Boone Isaacs e da Junta de Membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da minha escolha para um Oscar Honorário em novembro passado. Estou muito agradecida. Mas a minha esposa, Sra Tonya Lewis Lee e eu não iremos comparecer à cerimônia do Oscar, agora em fevereiro. Nós não podemos apoiá-lo. E quero dizer qu não há nenhum desrespeito para os meus amigos, anfitrião Chris Rock e produtor Reggie Hudlin, o presidente Isaacs e a Academia. No entanto, como é que é possível para o segundo ano consecutivo em que TODOS os 20 indicados nas categorias de Ator são brancos? E não vamos nem entrar em outros ramos. São 40 atores brancos em dois anos e sequer podemos reagir? Que droga é essa?

Não é coincidência que eu estou escrevendo isso porque nós comemoramos o aniversário de Dr. Martin Luther King Jr. Ele assim disse "Chega um momento em que se deve tomar uma posição que não é nem seguro, nem político, nem popular mas ele deve levá-lo porque consciência lhe diz que está certo".

Por muitos anos, quando os indicados para o Oscar são revelados, os telefones de meu escritório tocam até mesmo fora do gancho. A imprensa me pergunta sempre qual a minha opinião sobre a falta de afro-americanos e este ano não foi diferente. Pela primeira vez, (talvez) Gostaria que a mídia pedisse a todos os brancos indicados e os chefes de estúdio como eles se sentem sobre outra lista totalmente branca. Se alguém perguntou isso, me corrijam se eu estiver errado.

A meu ver, The Academy Awards não é onde a batalha "real" acontece. É no Escritório Executivo do estúdios de Hollywood e televisão e redes de TV a cabo. (...) o United States Census Bureau divulgou um relatório afirmando americanos brancos serão minoria nos Estados Unidos por o ano 2044. (...)

 Espero que na época de meus filhos as coisas mudem para a melhoria de todos os americanos. Uma América grande e diversa.

Spike Lee
Cineasta
Da República de Brooklyn, Nova Iorque
Dia de Martin Luther King
18 de janeiro de 2016


Nota do Blog: Martin Luther King foi um pastor protestante norte-americano que militou na luta contra o racismo institucionalizado nos Estados Unidos. Sua bandeira de luta rendeu a ele no Prêmio Nobel da Paz. Morreu assassinado em 1968.