terça-feira, 28 de julho de 2015

Documentário "As Sementes" vai ser lançado amanhã no Recife

No próximo dia 29, a partir das 19h, na Faculdade de Direito do Recife, serão lançados o documentário “As sementes” e o Dossiê Abrasco: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. O filme teve inspiração no livro Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas, que foi escrito a partir da tese de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, pela UNB, escrita por Emma Siliprandi.
Pesquisadora da Unicamp, Emma defende que as políticas para a agricultura passem a conter cláusulas deixando explícito que as mulheres devem ser tão beneficiárias quanto os homens. Para ela, programas como o PAA e PNAE são bastante promissores e existe sensibilidade para incorporar ações que eliminem barreiras machistas, como a ideia do chefe de família. A professora também tem trabalhado para incentivar a organização das mulheres em grupos, considerando que a formalização é muito importante, e tem defendido que entidades de assistência técnica e agentes financeiros criem políticas de comercialização voltadas às mulheres do campo.
O evento fecha o primeiro dia da programação do III Seminário Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Feminismo e Agroecologia, que será realizado pela UFRPE, no Recife, e vai envolver dezenas de agricultoras e técnicas que acreditam e trabalham com a agroecologia em suas comunidades. “Entendemos que tem tudo a ver, pois o filme dialoga com a Ater para as mulheres e também com a discussão dos agrotóxicos, que é fundamental no Dossiê Abrasco”, explica a professora Laeticia Jalil.
Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Laeticia está organizando a capacitação e formação voltada para as mulheres agricultoras e técnicas em agroecologia. Já o ato na FDR está sendo organizado pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos, Centro Sabiá, ActionAid e tem o apoio da Editora Expressão Popular, que estará com uma banca vendendo livros e especialmente o Dossiê Abrasco no local.
Inicialmente, uma representante dos autores do Dossiê fará uma apresentação do trabalho, que denuncia e mostra os riscos à saúde do uso que vem sendo realizado de agrotóxicos no Brasil. Após a exibição do filme haverá um momento de diálogos com o diretor Beto Novaes e representantes do Movimento de Mulheres Trabalhadores Rurais do Nordeste (MMTR-NE).
Centro Sabiá