sábado, 23 de maio de 2015

Carta Geotécnica em Ipojuca

O Documento cartográfico fornece diretrizes para uma ocupação urbana segura, necessária para apoiar o licenciamento urbanístico e ambiental dos novos parcelamentos do solo, bem como recomendações e indicações para a orientação de projetos e construções de obras de infraestrutura. 
A Carta Geotécnica será entregue no próximo dia 26, às 9h, no auditório da Escola municipal Santo Cristo, em Ipojuca Sede, durante seminário técnico Cartografia Geotécnicas Prevenção de Desastres Naturais em municípios de Pernambuco. Em Pernambuco, a Prefeitura do Ipojuca é a primeira gestão a adquirir a carta após a lei Nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fará apresentação da Carta Geotécnica de Aptidão Naturais do município à Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e o evento contará com a presença do Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Luís Oliveira Ramos. A Carta é um produto final do Termo de Cooperação firmado entre o Ministério e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Grupo GEGEP (Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas).
A Carta Geotécnica é um documento cartográfico que traz informações sobre as características do meio físico e problemas existentes ou esperados. É uma ferramenta que pode ser utilizada para o planejamento urbano de determinada área, definindo se ela pode ser ocupada ou como deve ser ocupada. Um instrumento básico de planejamento urbano, predecessor dos Planos Diretores.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca