quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ambulantes são retirados da Conde da Boa Vista

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife realiza, nesta quinta-feira (29), a segunda etapa do projeto de reordenação da Avenida Conde da Boa Vista, na área central da capital. Desde as 5h, fiscais da Prefeitura estão na avenida, para retirar os comerciantes que não foram cadastrados pela Secretaria em 2013.
Aqueles que foram cadastrados poderão atuar na avenida até que as obras dos Centros de Comércio Popular sejam finalizadas e eles sejam relocados, o que deve acontecer ao longo de 2015.
A ação, que acontece no trecho entre a Rua José de Alencar, onde fica o shopping Boa Vista, até a Rua do Hospício, conta com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Por volta das 8h, alguns ambulantes começaram a chegar. A vendedora Luciana Mendonça, diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci) e ambulante cadastrada na Rua Sete de Setembro, acredita que o problema da reordenação da Prefeitura é a falta de diálogo. 
"Eles não recebem os trabalhadores e dão logo a solução, não dão nenhuma alternativa", afirma. Ela denuncia ainda que seu cadastro não foi renovado apenas pelo fato de integrar o sindicato. A organização ainda não decidiu se haverá algum tipo de movimento contra a retirada dos ambulantes ao longo desta quinta (29).
Já o comerciante Francisco Nascimento não é cadastrado, apesar de ser ambulante no centro do Recife há 50 anos. "Já vendi de tudo, caderno, guarda chuva, toalha", conta. Há dois anos ele vende alicates e tesouras próximo ao Shopping Boa Vista, mas não conseguiu cadastro junto à Prefeitura. "Tentei conversar, mas eles não deixam. Fazem um empurra-empurra quando passam, a gente chama, eles dizem que vão voltar e acabam não cadastrando", afirma.
O projeto da Prefeitura tem o objetivo de liberar as calçadas e melhorar a mobilidade dos pedestres na Avenida Conde da Boa Vista. Cento e quarenta e um ambulantes foram cadastrados, na fase inicial da iniciativa. A Secretaria de Mobilidade estima, no entanto, que 300 comerciantes estejam em ação nessas ruas.
Nesta quinta (29), serão retirados cerca de 130 comerciantes do trecho, onde foram cadastrados uma média de 50 ambulantes. Após a ação, outra retirada de ambulantes está prevista para o dia 10 de fevereiro - desta vez, no trecho entre a Rua do Hospício e a Rua da Aurora. A retirada total dos comerciantes do local acontecerá gradativamente, ao longo do ano.
Além da retirada dos ambulantes, a ação marca também o início de novas regras para quem foi cadastrado. Não será permitida a instalação de mais de um equipamento de venda por cadastro, alem da proibição da venda de alimentos manipulados na hora. Além disso, as bancas dos comerciantes informais deverão ter um tamanho padronizado, com cerca de um metro quadrado.
Portal G1