Em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil e o 55º aniversário de estabelecimento das relações diplomáticas com a República da Coreia do Sul, a Embaixada do Brasil, que fica em Seul, irá sediar a Semana Cultural Brasileira, de 12 a 20 de setembro deste ano, que dentre as atrações terá o grupo musical pernambucano Quinteto Violado, além da cantora Nádia Maia, como convidada.
O convite para a apresentação no continente asiático surgiu após a divulgação de um vídeo na internet onde o grupo coreano Coreyah interpreta a canção Asa Branca, de autoria do saudoso Luiz Gonzaga e segundo o próprio autor, o Quinteto Violado seria o maior interprete da música no Brasil.
Com isso, o Quinteto Violado foi convidado para realizar dois shows com a participação da banda Coreyah e também fará um workshop para músicos e jovens artistas coreanos. Segundo Márcio Santos, da produtora Gandaia Produções, sediada em Pernambuco, acredita que o momento será um marco na música pernambucana, “Esse intercâmbio musical engrandece não só a música, mas o estado de Pernambuco e o Brasil. O Quinteto abrirá as portas da Ásias para outros artistas pernambucanos”, afirmou Santos.
Esse intercâmbio cultural artístico para o Quinteto Violado é fruto de um trabalho, iniciado em 2006, que integra várias ações, dentre as quais o Olinda Jazz, onde o grupo é o anfitrião de músicos e bandas vindas de outros países, aproximando culturas e ultrapassando os obstáculos da língua.