sexta-feira, 18 de julho de 2014

Guilherme, o colecionador de medalhas

O atleta de Jiu-Jitsu Guilherme Rocha esteve na Secretaria Executiva de Esportes para agradecer a passagem adquirida via programa Passaporte Esportivo para participar do Mundial de Jiu Jitsu na Califórnia no mês passado (junho). O filho de José Olímpio Rocha, mais conhecido no meio esportivo por Zé Radiola, voltou de viagem com mais duas medalhas. Guilherme foi campeão da categoria médio Juvenil 1 Faixa Azul e campeão da categoria absoluto Juvenil 1 Faixa Azul.

“O incentivo veio de casa. Comecei a treinar aos 04 anos de idade. Aprendi a andar no tatame da academia do meu pai. Meu sobrinho Enzo com um ano e três meses já é um apaixonado pelo esporte. Vive brincando de luta no tatame”, explica Guilherme. O lutador diz ainda que os treinos não atrapalha a escola. “Até ajudam. Faço sempre provas de segunda chamada. Mas a escola oferece aulas de reforço. Daí, recupero rapidinho”.

Com apenas 15 anos de idade, um dos contemplados pelo programa estadual Bolsa Atleta, virou colecionador de medalhas no ano de 2014. Mas diz que o esforço é grande e que desejaria participar das Olimpíadas. “Treino duas horas e meia todo dia e nas férias a carga horária é dobrada. Pena que não é um esporte olímpico. Espero que um dia passe a ser. Gostaria de participar de uma Olimpíada”.

Em janeiro sagrou-se Campeão Europeu de Jiu Jitsu na categoria Juvenil 1 de peso médio e também campeão Europeu na categoria absoluto (todos os pesos juntos) Juvenil 1, no Campeonato Europeu, realizado em Lisboa. Em março foi campeão Pan-Americano de Jiu Jitsu na categoria Juvenil 1 de peso médio e também na categoria absoluto Juvenil 1. O campeonato Pan-americano foi realizado em Irvine, na Califórnia. E em maio, no Campeonato Brasileiro, foi campeão da categoria nédio, pelo oitavo ano consecutivo, e vice-campeão, da categoria absoluto.


Secretaria de Esportes de Pernambuco