Podcast Taís Paranhos

terça-feira, 13 de maio de 2014

Policiais militares e bombeiros decretam estado de greve

Os bombeiros e policiais militares de Pernambuco vão parar. Após mais de uma hora de reunião com o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, e com o chefe da Casa Militar, coronel Mário, a categoria decidiu não esperar mais por uma posicionamento efetivo do governo e decretou estado de greve, no início da noite desta terça-feira (13).

Segundo os organizadores, a pauta de reivindicação da classe foi entregue ao secretariado, mas eles sequer deram um prazo para avaliação e resposta. A mesma pauta já tinha sido encaminhada ao governo em abril, na última manifestação dos policiais. Na época, foi dado um prazo de cinco dias para análise, mas nunca houve posicionamento estatal sobre os pedidos. Oito representantes dos militares participaram da reunião e repassaram as informações para a categoria de cima de um trio elétrico. 

A manifestação começou por volta das 13h, no Memorial de Medicina, no bairro do Derby. Os militares munidos com faixas caminharam pelas principais ruas da região central do Recife, incluindo a Avenida Conde da Boa Vista

Histórico
No último dia 25, a categoria realizou uma passeata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde entregou a pauta de reivindicações. Na ocasião, uma comissão foi recebida pelos deputados Sérgio Leite e Pedro Serafim Neto e seguiu com os parlamentares até o Palácio do Campos das Princesas, onde o pauta foi entregue ao secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez e ao chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti.

Na ocasião, os representantes do governo do estado se comprometeram em avaliar as reivindicações e dar uma resposta até o dia cinco deste mês. Naquela data, a categoria adiantou que, caso as negociações não tivessem avanço, uma nova mobilização seria realizada no dia 13 de maio.

Diario de Pernambuco