sexta-feira, 28 de março de 2014

Instituto Votorantim abre inscrições para o Concurso Tempos de Escola 2014

Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, já está com inscrições abertas. Com tema “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola é direcionada aos alunos da rede dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA. 
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar estudantes dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação para a importância da dedicação aos estudos e ao valor da educação em seu desenvolvimento, promovendo uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e o papel da cidade como território educador.
concurso é dividido em quatro categorias, agrupando estudantes de acordo com a familiaridade de seus conhecimentos sobre escrita e língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para algum destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.
Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental trabalharão o subtema “Pessoas da minha cidade”, produzindo a biografia de um personagem local, a partir da forma que ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão sobre o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Para categoria Educação de Jovens e Adultos, a proposta é escrever a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.  
“Nosso objetivo é conscientizar a comunidade em relação ao potencial de ensino e aprendizado que sua cidade tem a oferecer. A ideia é que os  alunos conheçam mais a região na qual vivem e entendam melhor esse potencial”, diz Anna Paula Colacino, coordenadora do projeto Parceria Votorantim pela Educação. 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br até 10 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro. 
Presente, atualmente, em 15 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalhou com o tema “valorização da leitura”. 
O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica. 
Cidades participantes do Concurso Tempos de Escola em 2014
Além dos 15 municípios participantes do PVE em 2014, outros dois, Barra Mansa/RJ e Itapeva/SP, participam somente do Concurso Tempos de Escola.
Anita Garibaldi/SC; Aracruz/ES; Barra Mansa/RJ; Cachoeira/BA; Candeias do Jamari/RO; Capão Bonito/SP; Conceição da Barra/ES; Itapeva/SP; Jaboatão dos Guararapes/PE; Niquelândia/GO;Paulista/PE; Primavera/PA; Resende /RJ; Rio Branco do Sul/PR; Selvíria/MS; Três Marias/MG e Vazante/MG.