terça-feira, 12 de novembro de 2013

Entidades pró-agricultura familiar conseguem adiar votação de sementes transgênicas

No Dia Mundial da Alimentação, representantes das organizações e movimentos que apoiam a campanha Diga não aos exterminadores de sementes! Contra o Projeto de Lei 268/2007 no Brasil entregaram a petição e todas as assinaturas ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, Dep. Décio Lima. Este fato fez com que o mesmo se comprometesse a não colocar este projeto de lei em votação no ano de 2013. Esta foi uma conquista e tanto para agricultura familiar e da soberania alimentar e nutricional do Brasil!

Porém, nada impede que outra(o) deputada(o) solicite que o projeto de lei entre em pauta. E caso este projeto seja aprovado, permitirá a produção e comercialização de sementes transgênicas suicidas, ou seja, sementes conhecidas como TERMINATOR, que após a colheita não voltam a germinar, obrigando os agricultores a comprar sementes a cada safra. Essas sementes ainda possuem alto risco de tornar também estéreis as que estejam sendo cultivadas em propriedades próximas.

Portanto, É MUITO IMPORTANTE que toda a sociedade continue se manifestando junto aos Deputados que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) sobre os gravíssimos riscos da perda de biodiversidade do País e da insegurança alimentar que esse projeto ameaça trazer, pedindo, portanto a sua REJEIÇÃO.

Continuaremos acompanhando este processo e informando a todos e todas sobre o seu andamento. Agradecemos contamos com a sua solidariedade para, juntos, preservarmos e protegermos a biodiversidade e agricultura familiar e camponesa do Brasil!

Esta é uma campanha organizada por (em lista alfabética):

ActionAid Brasil

ANA – Articulação Nacional de Agroecologia

AS-PTA

Centro Ecológico

Centro Sabiá

CONTAG

Cooperativa AECIA

Cooperativa Econativa

CTA - ZM

FASE - Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional

FBSSAN - Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

FESANS/RS

Grupo ETC

GEA - Grupo de Estudo em Agrobiodiversidade

Movimento dos Pequenos Agricultores

MMTR-NE

MST

Multirão Agroflorestal

Plataforma Dhesca Brasil

Rede de Mulheres Negras para Segurança Alimentar

Rede Ecovida de Agroecologia

Terra de Direitos

Via Campesina Brasil