terça-feira, 29 de outubro de 2013

Começa dia 01 a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Para continuar com o título de área livre de febre aftosa com vacinação os criadores devem continuar vacinando seu rebanho contra a doença. A segunda fase começa no dia 01 de novembro e vai até o dia 30. Pernambuco pretende imunizar mais de 90% do seu rebanho que hoje é de 2,1 milhões de bois e búfalos.

O produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco. A dose custa em média R$ 1,60. Na última etapa da campanha ocorrida em maio ( região metropolitana e mata norte e sul) e julho (os demais municípios do Estado).

A vacina deve ser conservada em gelo e para evitar o estresse dos animais, deverá ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, animais recém nascidos também devem ser imunizados. “ o criador que não vacina fica impedido de tirar a GTA e ainda paga multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Pernambuco foi reconhecido nacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação no mês de setembro, porém o reconhecimento internacional só deve vir em maio do próximo ano, mas para isso é necessário continuar imunizando o rebanho.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Imprensa Adagro