segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vai faltar água no Recife

 O  Sistema Alto do Céu, responsável por  20%   do abastecimento do Recife, será paralisado  na próxima terça-feira (10) por 48 horas,para serviços de manutenção preventiva nas válvulas dos grandes  anéis ( pontos ) de distribuição de água da unidade operacional.O sistema será desativado às 08h e só voltará a funcionar às 08h da quinta-feira(12), medida necessária para que os técnicos realizem os serviços, que não podem ser executados com as tubulações cheias, em funcionamento. Durante esse período haverá falta de água em bairros da  zona norte e oeste  do Recife, além  do bairro de Jardim Paulista, em Paulista, que também é atendido pelo Sistema Alto do Céu.    
 Para melhorar a distribuição de água em vários bairros do Recife e região metropolitana, a Compesa está  realizando o projeto de setorização dos distritos de distribuição de água, um investimento superior a R$ 400 milhões.O projeto prevê várias ações, entre elas,  o isolamento das áreas de distribuição ( distritos), fazendo que cada um deles seja um pequeno sistema de abastecimento e instalação de Válvulas Redutoras de Pressão-VRP’s, novos registros, macromedidores  e micromedidores ( hidrômetros) para o controle mais efetivo da água que é produzida e distribuída à população.Outra intervenção  importante é a troca de tubulações antigas,ação em execução em  vários bairros da  RMR, simultaneamente.
 A partir desse projeto, a Compesa  ampliará a sua  eficiência operacional, com a redução e monitoramento  das perdas do sistema, evitando vazamentos e  estouramentos na rede de distribuição. No caso específico do Recife, onde toda área plana da cidade não tem mais racionamento de água, a  companhia espera concluir todas as ações de setorização  até 2015.“Essas ações irão se integrar aos sistemas produtores, fazendo com  que a água chegue em todos os  pontos do distrito com a mesma vazão e pressão”explica  o coordenador da gerência de Controle Operacional, Maurício Oliveira.
 Outra vantagem do projeto de setorização é que os serviços de manutenção tanto nos sistemas de abastecimento como nas redes de distribuição de água serão realizados,a partir do isolamento dos distritos.Em caso de necessidade do conserto de uma tubulação, por exemplo, não será necessário desligar totalmente um sistema de abastecimento, afetando vários bairros, mas apenas a rede de distribuição do bairro ou bairros atendidos diretamente pela tubulação que apresentar o vazamento. “Sem dúvida, será um ganho de eficiência operacional muito grande e também para a população, que  ficará  o menor tempo possível sem água, para a execução de serviços de manutenção,” esclarece Maurício Oliveira.
 Serão mobilizados 30 profissionais para atuar nos serviços de manutenção preventiva do Sistema Alto do Céu.Além de ajustes nos grandes registros de distribuição de água, a Compesa irá aproveitar a paralisação  para checar e realizar serviços em  outros componentes da unidade, entre eles, o sistema de bombeamento, onde serão realizadas revisões  nas partes elétricas  e mecânicas. Informações: 0800 081 0195.
Imprensa Compesa