sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Itep lança Portal Educacional Rede CTs

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) está lançando o Portal Educacional Rede CTs (www.redects.itep.br), com o objetivo de fortalecer a rede de Centros Tecnológicos (CTs) e de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Estado, aproximando gestores, professores e alunos, convergindo as informações num ambiente virtual. 
O Portal Educacional Rede CTs é um ambiente colaborativo, em que é possível a publicação de notícias, comunicados, informes, vídeos, fóruns de discussão, chats e enquetes, tudo isso aliado a um sistema de gestão acadêmica para controle administrativo, e análise de dados da rede educacional (com uso de login e senha). O sistema de gestão acadêmica possui três módulos (rede de ensino, alunos e servidor). No módulo rede de ensino, haverá todas as informações referentes aos cursos, série, turma, matriz curricular, vagas etc. No módulo alunos poderão ser cadastradas as informações sobre matrícula, documentos, período letivo etc. No módulo servidor serão oferecidas informações como, motivo de lotação, função e atividade, área de atuação, formação, jornada, atribuições de aula, frequência, diário de classe etc. 
O ambiente colaborativo vai possibilitar maior comunicação entre gestores, professores, alunos e familiares. “Trata-se de um importante passo na gestão da informação dos cursos oferecidos pela Rede de Educação Profissional do Itep”, explica o presidente do instituto, Frederico Montenegro. 
Atualmente, o Itep gerencia os Centros Tecnológicos da Cultura Digital (CTCD), em Peixinhos/Recife; do Agreste (CT Moda), em Caruaru; de Laticínios (CT Laticínios), em Garanhuns; o CT Pajeú, em Serra Talhada; e o CT Araripe, em Araripina. Os CTs são unidades estaduais de Educação Profissional e oferecem cursos de formação continuada e cursos técnicos de nível médio, além de ações de empreendedorismo, pesquisa e inovação tecnológica voltadas para o atendimento de demandas dos Arranjos Produtivos Locais (APL). 
Nos CTs, atualmente estão em andamento turmas de cursos técnicos em Administração, Desenho da Construção Civil, Zootecnia, Informática, Eletroeletrônica, Alimentos, Modelagem do Vestuário, Química e Comunicação Visual, totalizando 938 alunos. Todos os alunos terão acesso ao portal, onde serão disponibilizadas informações sobre a vida acadêmica e também sobre educação profissional, ensino superior e outros temas ligados à educação. 
Nos Centros Tecnológicos, também são realizados eventos e semanas temáticas, por meio de parcerias com instituições governamentais e da sociedade civil, como: oficinas, palestras, reuniões, encontros formativos entre outros. Já os CVTs, unidades de Educação Profissional sob gestão municipal, sediam ações de capacitação profissional oferecidas pelo Itep. O portal foi desenvolvido mediante parceria do Itep com a Secretaria de Educação do Estado e pela empresa Auge Tecnologia & Sistemas.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco