segunda-feira, 8 de julho de 2013

Vitória de Santo Antão terá abastecimento ampliado

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visitaram no último dia 5, o canteiro de obras da Adutora de Tapacurá, no distrito de Bonança, em Moreno, Região Metropolitana do Recife. A comitiva foi  acompanhar o desenvolvimento da obra, que foi iniciada em janeiro deste ano. A Adutora de Tapacurá é a principal intervenção do projeto que irá reforçar o abastecimento de água de Vitória de Santo Antão e do distrito de Bonança, em Moreno. A adutora terá 27 quilômetros de extensão partindo da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a cidade de Vitória de Santo Antão, onde essa água será tratada e distribuída.
O  projeto, um investimento de cerca de R$ 40 milhões, irá resolver o grave problema de abastecimento de água do município de Vitória de Santo Antão, distante 51 km do Recife e que hoje enfrenta um rigoroso regime de racionamento. Além de Vitória, a água desta adutora também atenderá  o distrito de Bonança, em Moreno. Quando concluído, o sistema irá produzir 300 litros de água por segundo e irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas cidades até o ano de 2030.
Na avaliação do presidente da Compesa, Roberto Tavares, os trabalhos estão adiantados e a expectativa é concluir antes do prazo previsto, que é de 18 meses. “A obra está com um bom ritmo, já adquirimos todos os tubos e vamos antecipar a conclusão para março de 2014”, adianta.“Estamos trabalhando para incluir esta obra numa nova sistemática de liberação de recursos para apoiar a Compesa na antecipação do cronograma da obra”, afirmou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
Ainda de acordo com Roberto Tavares, esse é mais um compromisso estabelecido pelo governador Eduardo Campos dentro do programa de universalização do abastecimento desenvolvido em todo o Estado.O  empreendimento tem investimentos dos governos Estadual e Federal, além de recursos do Banco Mundial captados pelo governo de Pernambuco. “Desde 2007 estamos trabalhando arduamente na elaboração de projetos e captação de recursos para ampliar a oferta de água em Pernambuco e melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, comentou.
A obra da Adutora de Tapacurá irá contemplar quase 200 mil pessoas nas áreas beneficiadas. Atualmente, já foram assentados 7,2 km de tubulação, o que corresponde a 26% da obra concluída. O novo sistema adutor receberá ainda uma estação de bombeamento flutuante no lago da barragem de Tapacurá e outro sistema de bombas com cinco equipamentos, sendo quatro para operação e um de reserva. “Além da nova adutora, estamos elaborando o projeto para modernizar toda  a rede de distribuição de água de Vitória de Santo Antão, trocando tubulações antigas e ampliando o índice de atendimento com novas ligações, e vamos começar a fazer o projeto do esgotamento sanitário”, conclui o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Imprensa Compesa