quinta-feira, 4 de julho de 2013

Secretaria da Mulher monta estandes na Fenearte e incentiva artesãs de todo o Estado

A secretaria Estadual da Mulher montou dois estandes, que funcionam na rua 11, na XVI Feira de Negócios do Artesanato - Fenearte 2013, que vai acontecer a partir de hoje, 04, no Centro de Convenções, em Olinda. 
No local, artesãs pernambucanas estarão expondo e comercializando artigos como bonecas de pano, artesanato indígena, roupas customizadas, panelas de barro, artesanato de palha, entre outros. O público poderá apreciar e adquirir os produtos no horário das 14 às 22 horas durante a semana e de 10 às 22 horas nos finais de semana. Ao todo serão onze dias de exposição, já que o evento se estende até o dia 14. 
No espaço da SecMulher vão estar reunidos trabalhos de mulheres expositoras pertencentes a grupos e associações dos municípios de Recife, Paulista, Água Preta, Brejinho, Águas Belas, Belo Jardim, Passira, Pedra, Altinho, Serra Talhada, Petrolândia, Orobó, Salgueiro e  Buíque. Representantes dos seis últimos municípios foram contempladas por estarem participando do projeto Artesãs Empreendedoras. Elas terão aulas práticas, que vão ocorrer nas dependências do Centro de Convenções. no período de três dias (de 08 a 10),  assessoradas pelas consultoras de designer e gestão do projeto. 
Este é o VI ano que a Secretaria realiza essa atividade que está inserida no Programa de Trabalho e Renda, da Gerência de Programas e Ações Temáticas. Além da cessão do espaço para a comercialização dos produtos, a SecMulher assistiu às 15 artesãs participantes com capacitação, acompanhamento técnico para a preparação para os desfiles de passarela, entre outros, visando o melhor aproveitamento possível na feira. A Secretária Cristina Buarque tem acompanhado diretamente todas as etapas do projeto e estará presente à feira na próxima segunda-feira, 08. 
"É uma grande oportunidade para essas artesãs, não apenas pela exposição dos produtos, mas pelo processo de aprendizado a que são submetidas essas mulheres, de onde são fortalecidas e com a oportunidade de gerir a sustentabilidade dela própria e de sua família", registra a Gerente de Ações Temáticas da SecMulher, Alessandra Rios.  
DESFILES - Todos os anos, a feira promove o Passarela Fenearte, onde são realizados desfiles de moda,  com criações de estilistas e grifes locais, de faculdades de moda e associações de mulheres artesãs (representadas pela SecMulher). A renda vai imperar nas coleções deste ano, já que o tema central da feira é "Mulheres Rendeiras". As coleções estarão focadas, em sua maioria, nos diversos tipos de renda existentes na cultura pernambucana.  
Seis associações de artesãs vão participar do Passarela Fenearte sob a supervisão da SecMulher. As expositoras são dos municípios de Pesqueira, Orobó, Condado, Lagoa do Carro, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Os desfiles vão acontecer no período de 10 a 12.  
Alessandra Rios explica que este ano há uma associação há mais que no ano passado, a Coopcoste, do Cabo de Santo Agostinho. Também haverá um desfile exclusivo para o município de Orobó, que traz a renda frivolité como carro-chefe. A gestora ressalta que além de ser uma renda “belíssima, somos o única estado que produz este tipo de renda e que está ameaçada de extinção”. 
As artesãs participantes do desfile puderam se preparar através da realização de uma oficina de moda, promovida pela SecMulher, em parceria como a Faculdade Aeso. A capacitação teve como facilitadora a professora Clarissa Soter, que orientou as mulheres quanto a preparação e organização das coleções que serão exibidas na passarela. 

SERVIÇO –

O QUE – ESTANDE DA SECMULHER NA FENEARTE – 2013.
QUANDO – DE 04 A 14 DE JULHO.
ONDE – RUA 11 – CENTRO DE CONVENÇÕES OLINDA
HORÁRIO – DE 14 ÀS 22 HORAS DURANTE A SEMANA
                  DE 10 ÀS 22 HORAS NOS FINAIS DE SEMANA

  
PASSARELA DA MODA

DIA 10  - ÀS 19 HORAS
CEMUR – DE LAGOA DO CARRO E ASMUDICON – DE CONDADO

DIA 11 –
ÀS 18 HORAS -GRUPO DE ARTE DA TERRA – DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E COOPCOSTE – DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
ÀS 19 HORAS – ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS ARTESÃOS DE OROBÓ (FRIVOLITÉ)

DIA 12 – ÀS 19 HORAS
AGRAÇA – DE PESQUEIRA

  
Relação de Associações participantes da Fenearte (com apoio da SecMulher)
  
ASSOCIAÇÃO DAS ARTESÃS DE ALTINHO
ARTESÃS DO VALE DO CATIMBAU
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DAS ARTESÃS DE OROBÓ
ASSOCIAÇÃO DE MULHERES UNIÃO E ARTE DA AGROVILA 13
GRUPO MAMULENGO
GRUPO DE ARTESÃS DE SERRA TALHADA
CHAMA VIVA
CAFÉ COM ARTE
ART BARROS
GRUPO DE ARTESÃS COOPENEMA
MULHERES DE TERREIRO XANGÔ ILE OGODO
BORDADOS QUE BROTAM
RIO DAS ARTES
ARTE VOLTA DO RIO


Secretaria da Mulher de Pernambuco