segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Polícia Civil de Pernambuco assina convênio internacional com Portugal para capacitar policiais‏



Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu a assinatura do Convênio de Cooperação Internacional entre a Polícia Civil de Pernambuco, através da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES); Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal, órgão universitário destinado a formar os oficiais da Polícia de Segurança Pública portuguesa. O objetivo da parceria é a oferta de cursos e especializações aos servidores do órgão de segurança pública de PE.
O evento vai ocorrer no gabinete da Chefia de Polícia, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. Participam da cerimônia o vice-cônsul de Portugal em Recife, Antônio José da Fonte Moutinho; o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais, o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal, Paulo Jorge Valente Gomes e o reitor da UPE, Carlos Calado. Vários diretores e delegados da Polícia Civil também foram convidados para o ato.
A primeira atividade do convênio internacional na área de segurança pública começa ainda nesta segunda-feira (18). No Campus de Ensino Recife da Academia de Defesa Social, localizado na Rua Tabira, acontece o 1º Colóquio Luso-Brasileiro de Polícia.  A partir das 15h30, 25 delegados de Pernambuco participam de debates com especialistas portugueses. O primeiro palestrante é o diretor da Polícia de Segurança Pública daquele país, Paulo Jorge Valente Gomes. O seu tema é: “A Polícia Portuguesa: opções estratégicas para o século XXI”.
Às 16h45, o diretor no Instituto Superior de Ciências Policiais, Pedro José Lopes Clemente, vai falar sobre a nova agenda de segurança em Portugal. O colóquio continua nesta terça-feira (19), a partir das 10h, com a apresentação do professor e oficial de polícia portuguesa, Manuel Monteiro Guedes Valente. Ele apresenta o seguinte tema: “A ciência policial como legitimação jusconstitucional da atuação policial: uma viagem à luz das constituições de Portugal e do Brasil”.
Polícia Civil de Pernambuco