sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Agricultor detido por furtar água em Gravatá


Um agricultor foi detido ontem (20) na localidade do Ladrilho, zona rural de Gravatá, no Agreste do Estado, acusado de fazer uma ligação clandestina na tubulação de água tratada de 100 milímetros que passa pelo local. Ele foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto.
O agricultor pagou uma fiança no valor de um salário mínimo (R$ 622) e foi liberado. Ele vai responder em liberdade ao inquérito criminal. Como não tinha cadastro junto à Compesa, o acusado não sofreu nenhum tipo de sanção administrativa.
Segundo o gerente Regional Russas da Compesa, Ricardo Malta, a água estava sendo desviada para irrigar uma plantação de abacaxi de médio porte. “Esse desvio estava retirando todo mês 7 mil m³ de água da vazão da adutora, uma quantidade suficiente para abastecer cerca de 1.600 pessoas. Esse número deixa claro que não era um cultivo de subsistência, mas com fins comerciais”, afirmou.
A fiscalização é parte dos esforços conjuntos que vêm sendo empreendidos pela Compesa e pelas Polícias Civil e Militar para reprimir o desvio de água. As fiscalizações serão continuadas em 2013 para coibir essa prática. Além de serem ilegais, as ligações clandestinas prejudicam o abastecimento no Agreste e no Sertão do Estado, que sofrem com os efeitos da seca prolongada no abastecimento de água para o consumo humano.
Imprensa Compesa