sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Niemeyer sofre hemorragia digestiva

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, uma "hemorragia digestiva", segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Segundo o médico Fernando Gjorup, o quadro já está controlado. Niemeyer foi internado no dia 6 para realizar exames. 

 Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura. 

 Entre as mais importantes obras do arquiteto destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina. 

 Jornal O Dia

Nota do Blog: O jornal não cita, mas o Parque Dona Lindu, no Recife também é projeto de Niemeyer.