sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Compesa: tubulações estão sendo trocadas nas Graças



A Compesa está trocando cerca de 290 metros de tubulações antigas na Rua Monsenhor Ambrosino Leite, no bairro das Graças. Os trabalhos, que tiveram início no último final de semana, continuaram nessa quinta-feira (15) e seguirão até amanhã (17), quando devem ser concluídos. O serviço está sendo executado durante o feriadão e finais de semana para não atrapalhar o trânsito na via, que recebe um grande luxo de veículos. Paralelamente, os trabalhos também serão iniciados neste final de semana na Rua Cardeal Arcoverde, que receberá 112 metros de tubulação.

Na Rua Guilherme Pinto, a companhia está implantando 276 metros de tubulação. Ao todo, serão substituídos 7 quilômetros de tubulações nas Graças até fevereiro de 2013, um investimento de $ 2,2 milhões. Como as tubulações estão sendo assentadas na linha d’água, próximo ao meio-fio, o serviço não está impactando no trânsito.

O serviço no bairro das Graças começou no último dia 25 de outubro. Desde então, já foram assentados novos tubos nas ruas Teófilo Freitas, Aquários, Sinhá Sobreira, Tenente Antônio João, Medeiros e Albuquerque, João Humberto Lopes, Correia de Araújo e Gervásio Fioravante.

As obras são parte do projeto de setorização para substituição e implantação de novas tubulações em PVC no lugar dos velhos tubos de ferro e amianto. A Compesa também está isolando a tubulação dos bairros dentro do macrossistema de abastecimento de água da Região Metropolitana do Recife, que é totalmente integrado.

Com isso, a companhia poderá identificar, por exemplo, indícios de estouramentos na rede. Ou seja, ter os bairros isolados permitirá fechar apenas o registro da área do vazamento para o seu conserto, evitando que várias regiões sejam afetadas ao mesmo tempo.

A troca de tubulação nas Graças e em outros bairros do Recife faz parte do Programa de Modernização da Rede de Distribuição da Região Metropolitana do Recife, que tem um investimento previsto de R$ 400 milhões.

Imprensa Compesa