O PROCON Pernambuco, órgão da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esclarece que os consumidores precisam ficar atentos para o pagamento de suas contas durante o período de greve dos bancários.
A greve começou hoje 18/09. A paralisação que atinge boa parte dos estados brasileiros, não tem data para acabar. Os profissionais reivindicam um reajuste salarial de 10,25%, mas a Federação Nacional dos Bancos – Febraban, só apresenta como proposta para categoria reajuste de 6%.
Confira algumas dicas para realizar o pagamento de suas contas durante a greve:
- O consumidor deve saber que a greve não tira sua obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
- Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o PROCON recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
- O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda, o a tentativa de quitar o débito, possa reclamar em algum órgão de defesa do consumidor.
- É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.
Imprensa Procon/PE