quarta-feira, 25 de abril de 2012

Itep/Incubatep aprova dez novos projetos para incubação

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatep), divulga o resultado do processo seletivo do Edital Incubatep 2012, em que foram aprovados dez projetos para incubação. A Comissão de Avaliação foi composta pelo gerente da Incubatep, Geraldo Magela, Sueli Cavalcanti (Sebrae-PE), Fátima Cabral (Facepe), Cátia Freitas e Luiz Rodrigues (Incubatep/Itep).

Os projetos aprovados são: Inovarbits; Vídeo Monitoramento Móvel (CFTV); All Eyes; Robocare; Fermenta; Superbotão; Coeus; Nanoestruturas Semicondutoras; Luz do Sol; e Dialoga Vision. Outros dois projetos poderão ser aprovados assim que surgirem novas vagas na incubadora no decorrer do ano. Os demais projetos receberão, posteriormente por e-mail, contribuições de pontos de melhoria da Comissão de Avaliação.

Os representantes dos projetos participarão de uma primeira reunião de trabalho a ser realizada no auditório da Incubatep, na sede do Itep, no dia 2 de maio, às 14h.

Os empreendedores aprovados terão à sua disposição infra-estrutura física básica (sala com pontos de acesso à Internet e de telefone), suporte técnico e assessoria gerencial, através de cursos e consultorias. O suporte técnico é voltado para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos, enquanto a assessoria gerencial foca a consolidação do empreendimento. Os incubados efetuam um pagamento relativo ao uso do espaço físico, na sede do Itep, na Várzea. O período de incubação é estimado em 24 meses.

Projetos aprovados:

Fermenta - Biotecnologia Industrial & Meio Ambiente - Para atuar em processos fermentativos, de produção de álcool combustível e bebidas, em indústrias de laticínios e sistemas de tratamento de efluentes.

Luz do Sol - Mapeamento e Prospecção do recurso solar em meso-escala (região ou Estado); projetar, especificar, instalar, operar, calibrar e fazer manutenção de estações solarimétricas. Atlas Solarimétrico para fins gerais Análise e modelagem da irradiação solar.

Dialoga Vision - Solução modular e integrada de Business - Serviço estruturado em computação em nuvem (cloud computing) com desdobramentos em aplicativos para smartphones e tablets em sistemas operacionais Android e iOS, no intuito de criar uma solução inovadora, modular e integrada baseada nos conceitos de Telecom Expense Management (TEM).

InovarBits - Melhoria Contínua em Tecnologia - Serviços de automação industrial oferecendo soluções e melhoria contínua, contribuindo assim para o aumento de produtividade, confiabilidade de equipamentos e processos de seus clientes.

SuperBotão – Desenvolvimento e produção dos Superbotões, pequenos equipamentos eletrônicos, alimentados com bateria com autonomia de cinco anos em funcionamento, autoadesivos a paredes, armários e geladeiras, com conexão com empresas fornecedoras de gás.

Coeus - Desenvolvimento de Aplicativos - Prestação de serviços de desenvolvimento de softwares aplicativos multiplataformas para as principais plataformas disponíveis no mercado, além de trazer esse tipo de tecnologia para sistemas do setor corporativo. Atuará nos seguintes segmentos de mercado: aplicativos multiplataformas, aplicativos smart TV, softwares mobile corporativos e softwares adaptativos.

Projeto para Videomonitoramento Móvel e Fixo via Circuito Fechado de TV (CFTV) e Telemetria -Desenvolvimento de novas tecnologias que darão uma nova formatação no conceito de monitoramento, rastreamento e controle a distância de frota, visualização de imagens mesmo com internet de baixa velocidade, coleta e troca de informações em tempo real

RoboCare, Auxílio a Idosos e Portadores de Necessidades Especiais - A IDM é uma provedora de soluções tecnológicas com foco no desenvolvimento, pesquisa, produção e exploração comercial de bens e serviços na área da tecnologia da informação, com maior incidência na tecnologia da comunicação. Quer desenvolver primeira plataforma de desenvolvimento de robôs não-humanóides (com visão computacional) programáveis no País.

All Eyes - O sistema de monitoramento inteligente de vídeo será um serviço onde os dados de vigilância são extraídos, analisados e indexados, e os alertas são enviados para os operadores quando o sistema identificar que determinada condição foi ativada, por exemplo, o carro roubado de placa XXX-0000 foi detectado pelo sistema em determinada localidade. Através das informações dinâmicas e em tempo real, os incidentes podem ser identificados imediatamente e resolvidos de forma rápida.

Nanoestruturas metálicas e semicondutoras – Produção de células solares de alta eficiência e baixo custo comparativamente às encontradas no mercado atual.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco