terça-feira, 24 de abril de 2012

4x1: De carro pela América

Cinco amigos, quatro rodas, um destino. Esse é o objetivo de Bruno Maranhão, Gustavo Gracitelli, André Rezende, Leonardo Libório e Gabriel Ribeiro, andar de carro por todo o continente americano, ou seja, até o Alaska, estado norte-americano que faz divisa com o Canadá. Pode parecer loucura, mas o projeto é todo pensado e organizado pelo quinteto e grandes empresas estão patrocinando o empreendimento. Quem nos respondeu as perguntas foi o André, que citou a questão financeira e o maior objetivo do grupo, que é o de conhecer novas culturas.



1. O que é a expedição 4x1?
De forma objetiva, a expedição 4x1 (4 rodas e 1 continente)  é um projeto que consiste em uma viagem de carro pelo continente americano e que percorrerá em torno de 70 mil quilômetros, passando 19 países, durante 10 meses, e que será realizada por 5 amigos.
2. Quem teve a ideia inicial?
A idéia é fruto de muitos anos de convivência. Sempre fomos um grupo muito unido e viajar é algo que sempre buscamos fazer ao longo de mais de 6 anos de amizade. No entanto, esperávamos uma oportunidade para realizar uma viagem mais longa, explorando com mais profundidade as riquezas humanas mundo a fora. Todos estávamos buscando algo diferente do que vínhamos fazendo, o que permitiu que tomássemos essa decisão de forma conjunta.
3. Como está sendo a preparação?

Um grande aprendizado. O carro, por exemplo, que é a peça-chave da expedição precisa de inúmeras adaptações e não existe uma única empresa que faça tudo o que precisaremos. Algumas dessas adaptações são: Bateria extra, galão extra, fechamento da carroceria, instalação de uma geladeira e de um armário na carroceria, instalação de barracas no topo do carro e etc... Além disso, temos o roteiro, parcerias, atualizaçao da página, cursos de primeiro socorros, imersão em oficina mecânica e cursos de fotografia e filmagem. Entre outras coisas, estamos mapeando todos os vistos necessários para entrar nos países, além de inúmeras vacinas que serão definidas pela consulta na medicina do viajante, no Hospital das clínicas em São Paulo.
4. Em números, quantos quilômetros e quanto tempo a viagem deve durar?
Percorrerá em torno de 70 mil quilômetros, passando por 19 países, durante 10 meses.
5. Como vocês estão arcando financeiramente com os custos?
A viagem foi idealizada considerando que nós arcaríamos com todos os gastos. Depois de aproximadamente 10 dias de planejamento, percebemos que em função da exposição que queríamos dar para o projeto, poderíamos nos vincular a expedição à algumas marcas interessadas em aventura. Assim, começamos a buscar parceiros que se identificassem com nossos objetivos.
6. Lugares e pessoas diferentes pelo caminho. É isso que vocês vão encontrar. Como lidar com as famosas diferenças culturais?
Essa colocação é muito interessante, pois é exatamente um dos nossos intuitos na viagem. Conhecer e interagir com diferentes pessoas e lugares ao redor das Américas. Na verdade, temos para nós que nosso continente possui inúmeros heróis de carne e osso, com histórias de vida inspiradoras e que poderão nos trazer formas diferentes e inusitadas de enxergar a vida. E além das pessoas, existe o fato de estarmos em contatos com ambientes e paisagens variadas, como sertão, floresta amazônica, montanhas nevadas, desertos, mares e rios, sempre buscando o contato com a natureza. Pretendemos documentar tudo isso em vídeos, fotos e textos e que serão divulgados através do nosso site (www.4x1.com.br), de nossa página fanpage (www.facebook.com/4x1RetratosdasAmericas) e nosso twitter (www.twitter.com/exp4x1).