sexta-feira, 30 de março de 2012

Movimento HotSpot incentiva a economia criativa

A porta está aberta para a criatividade. Os novos talentos de 11 áreas da chamada economia criativa podem se inscrever, entre os dias 30 de março e 15 de maio, no Movimento HotSpot - o festival cultural de artes integradas que vai identificar e premiar os brasileiros mais inovadores. A iniciativa é do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) em parceria com o Sebrae.


“O brasileiro é um povo criativo e empreendedor. É preciso juntar essas duas características de forma organizada, com capacitação em gestão, com visão de negócios, para que as empresas da economia criativa tenham um desenvolvimento sustentável. Levar esse conhecimento é o objetivo do Sebrae ao apoiar o Movimento HotSpot”, conta o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
O HotSpot valorizará iniciativas de profissionais dos setores da moda, beleza, design, fotografia, ilustração, design gráfico, arquitetura, música, cenografia e filme. O regulamento prevê ainda a categoria Ideia, que lançará no mercado uma ou mais iniciativas originais e inéditas nos campos do empreendedorismo, tecnologia, sustentabilidade, engenharia de produção e comunicação, entre outros.
O projeto terá duração de um ano e será desenvolvido em cinco etapas, todas eliminatórias. Os profissionais apresentarão seus trabalhos em festivais culturais regionais, que ocorrerão em 16 capitais brasileiras, com até 100 participantes em cada categoria. Os 80 selecionados nas fases regionais integrarão o Grupo de Criação do Movimento HotSpot.  O grupo será reunido no Rio de Janeiro e em São Paulo em eventos de uma semana cada, no que está sendo chamado de “tanque de idéias”.
Os trabalhos de maior destaque nas novas categorias de inovação pelo design receberão R$ 10 mil. Os três melhores cases de inovação também serão premiados com R$ 10 mil.
Os eleitos serão acolhidos em um projeto de incubação no próprio In-Mod. “Os vencedores também serão capacitados pelo Sebrae. O foco será o mercado”, explica Juliana Borges, analista de Atendimento Coletivo – Indústria (UACIN), do Sebrae. Juliana conta que a instituição aproveitará a capilaridade da rede de atendimento e a experiência de seus 40 anos no apoio às micro empresas e empreendedores individuais para divulgar os festivais e promover a participação no Movimento HotSpot por quem atua na economia criativa de todo o país.
A rede de atendimento do Sebrae registra oito mil empresas ligadas à cadeia produtiva da moda. Interessados em participar do Movimento HotSpot podem procurar os escritórios do Sebrae nos estados para obter o regulamento.
Agência Sebrae de Notícias