quarta-feira, 14 de março de 2012

Audiência Pública sobre instalação de barragem em Moreno

Os detalhes da construção da barragem do Engenho Pereira, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, assim como os resultados do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA serão apresentados na audiência pública que a Compesa realiza nesta quinta-feira (15), a partir das 9h30, no Societé Esporte Clube, na Praça da Bandeira, no centro de Moreno.

Além de permitir um aumento na oferta de água (de 150 litros de água por segundo para 900 l/s), a barragem também irá contribuir para a contenção de cheias não só no município, como também em áreas de Jaboatão dos Guararapes. Toda a população está convidada a participar do evento, que foi divulgado na edição do último dia 29 de fevereiro do Diário Oficial.

Com um investimento de R$ 35 milhões, a barragem do Engenho Pereira será construída sobre o Rio Jaboatão e irá garantir o fornecimento de água para o distrito de Bonança e para toda a área urbana de Moreno, regularizando definitivamente o abastecimento da cidade. O reservatório terá capacidade para acumular mais de 46 milhões de metros cúbicos de água.

O novo Distrito Industrial de Moreno, que está em fase de implantação e já conta com indústrias anunciadas pelo governador Eduardo Campos, também será beneficiado.Como a vazão regularizada da barragem será de 922 litros de água por segundo, uma produção superior a demanda da cidade de Moreno, a Compesa pretende desenvolver projetos para levar água para outras áreas.

A área onde serão realizadas as obras possui características naturais que possibilitam a construção de uma barragem de abastecimento e contenção sem ampliar significativamente os impactos ambientais.


Imprensa Compesa