segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sistema permite alunos solicitarem Carteira de Estudante pela Internet

Os estudantes da Região Metropolitana do Recife, matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular, já podem solicitar sua Carteira de Estudante 2012 pelo site do Grande Recife Consórcio de Transporte. A requisição online, intitulada de Carteira Fácil, é um novo sistema criado para facilitar o acesso dos estudantes aos formulários e agilizar o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Com isso, haverá uma economia de tempo e diminuição de burocracia na emissão. Em 2011, cerca de 395 mil carteiras foram solicitadas.

Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR (Lista abaixo). O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema.
Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife e solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos.

Ao fim do prazo, as carteiras estarão à disposição das escolas na Gerência Comercial do Grande Recife, na Av. Agamenon Magalhães, 143. É válido enfatizar que toda a tramitação de informações e documentação é feita entre o Grande Recife e as instituições de ensino, cabendo aos alunos solicitar a documentação, via internet, e confirmar se os dados estão corretos.

Até 2011, o aluno que desejasse solicitar o documento deveria procurar a secretaria da escola, preencher um requerimento com seus dados pessoais e foto, pagar o valor referente à carteira do ano e esperar que a instituição de ensino enviasse as solicitações para o Grande Recife confeccionar o documento. Assim que o Consórcio recebesse o material, teria um prazo de 30 dias úteis para digitar as informações e confeccionar os cartões, cabendo à escola o recolhimento dos documentos na Gerência Comercial.

Validade - Historicamente, durante esse processo, atrasos na solicitação como no resgate das carteiras, por parte das escolas, ocorriam com frequência, prejudicando os estudantes pela demora na entrega do documento finalizado. Para não penalizar os alunos, o Consórcio sempre prorrogou o prazo de validade da carteira do ano anterior por dois ou até três meses.

Para garantir transparência ao processo e apresentar o novo sistema, o Consórcio iniciou os contatos, no segundo semestre de 2011, com aproximadamente 2 mil instituições de ensino cadastradas, e criou o Manual de Solicitação da Carteira de Estudante 2012. Durante esse processo foram estabelecidas etapas de trabalho para escolas, órgãos educacionais e Grande Recife, para que o sistema fosse testado e implantado antes do início do ano letivo em 2012.

Divulgação – A divulgação contará com peças publicitárias (cartazes no ônibus e escolas, Inbus e backbus) e integração nas mídias sociais (Twitter, Facebook e site). Para saber outras informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.


Grande Recife Imprensa