quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estado quer investir 20% a mais que em 2011

Aumentar a capacidade de investimento público e assegurar o cumprimento dos acordos salariais firmados com os servidores estaduais. Estas são as metas prioritárias para 2012 pactuadas pelo governador Eduardo Campos com o secretariado estadual na primeira reunião geral de 2012. O encontro durou cerca de três horas e foi realizado hoje (23), no Palácio do Campo das Princesas.

O Governo do Estado pretende ampliar em 20% o volume de investimentos feitos através de recursos próprios, convênios e outras fontes de receita. Se em 2011 o valor foi de R$ 2,5 bilhões, este ano a meta é aportar R$ 3 bi. “Precisamos entrar em 2012 investindo. Porque os investimentos geram obras que, por sua vez, geram empregos e estes têm efeito sobre a economia”, explicou Eduardo. ”Será um ano para ser ganho mês a mês com trabalho, investimento e disposição”, arrematou.

Os recursos vão permitir a continuidade de obras em andamento e o início de outras como a construção das UPAs Especialidades, novas escolas técnicas, além de ações de qualificação profissional, cuidado com a mulher, entre outras.

COMO FOI – A reunião teve início com uma apresentação da conjuntura econômica no mundo, no Brasil e em Pernambuco feita pelo secretário da Fazenda, Paulo Câmara. Ele assegurou que o cenário nacional e estadual é favorável, mas que para aproveitar esse momento o Governo precisará ter prudência nos gastos e realizar um esforço fiscal.

Em seguida, o secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo apresentou o orçamento do Estado para este ano. “É preciso buscar mais eficiência nos gastos fazendo um ajuste fino por dentro da máquina”, explicou. O calendário de reuniões de monitoramento também foi assunto da apresentação da Rebêlo. O primeiro ciclo de avaliação de resultados terá início na próxima semana, com 12 encontros.

Por fim, o governador fez um balanço positivo do ano que passou. “Mesmo com toda crise internacional, Pernambuco conseguiu investir, reduzir o desemprego e vivenciar o quinto ano consecutivo de redução da violência. Além disso, captamos muitos empreendimentos e investimos fortemente na área social com expansão de programas”, avaliou.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco