terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estado lança programa FormaSUS

O governador Eduardo Campos lança amanhã (29/02), às 9h, no Palácio do Campo das Princesas, o programa FormaSUS, que garantirá a alunos da rede pública de ensino a formação integral e gratuita em cursos de saúde mantidos por instituições privadas. Inicialmente, 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico já aderiram ao programa oferecendo 304 bolsas de estudo para áreas como medicina, enfermagem, odontologia, radiologia e análises clínicas.

O objetivo do projeto é ampliar a formação de mão de obra qualificada para o SUS, além de possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda. O programa surgiu da necessidade de uma contrapartida, por parte das instituições privadas, à Rede Estadual de Saúde, que oferece, gratuitamente, 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, UPAs e laboratórios e nos mais diversos programas.

As bolsas oferecidas pelo FormaSUS estarão divididas em duas categorias: As de ensino superior, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia, e as para os cursos técnicos, nas áreas de Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho e Saúde Bucal.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco