segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Enxergando bem na escola

Se o seu filho anda com olhos vermelhos, lacrimejantes e vive apertando as pálpebras com frequência, é hora de ficar em alerta! Ele pode ter alguma doença refrativa como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Esses problemas oculares, muitas vezes, prejudicam o dia a dia das crianças em fase de aprendizado, gerando desinteresse pelos estudos e mau rendimento escolar. Os pais devem ficar atentos e levar os filhos ao oftalmologista anualmente para exames de rotina, de preferência antes de começar o ano escolar.



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13 milhões de crianças entre cinco e 15 anos são acometidas por doenças relacionadas a erros refrativos. Segundo o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, esse problema é um pouco mais complicado de ser diagnosticado nas crianças porque elas geralmente não falam que estão com dificuldades para enxergar.



O oftalmologista alerta para que os pais prestem atenção se o filho está com dificuldade para enxergar de longe, de perto ou se têm a visão borrada. De acordo com cada característica dessas, a criança pode sofrer de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, respectivamente. O médico explica que as doenças refrativas são descobertas por meio de um exame simples, indolor, rápido e que pode trazer benefícios consideráveis. Esses erros são corrigidos, em sua maioria, com o uso de óculos de grau ou lentes de contato.