quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acusações e gritos de ordem marcam protesto de estudantes

O jornalista Jamildo Melo diz no Twitter que os estudantes chamam o governador Eduardo Campos de "Pinochet de Pernambuco", aludindo ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet. Já de acordo com o jornalista João Valadares, também no Twitter, o governador acusa estudantes de vandalismo, de jogar pedras e pedaços de ferro nos coletivos.

Update:O governador Eduardo Campos comentou sobre as ações dos estudantes e afirmou que eles não tinham uma pauta de reivindicações, mas os manifestantes rebateram afirmando que querem a revogação do aumento, punição para o comando da Polícia Militar e melhoria do transporte público.

Update2: Só pra relembrar no protesto anterior:



Update3:Av. Guararapes está parada devido aos ônibus que estão sem movimento na Av. Conde da Boa Vista. Os taxistas estão seguindo pela Avenida Dantas Barreto. As Ruas do Hospício e Gervásio Pires também estão engarrafadas.


Update 4: O protesto segue no sentido Agamenon Magalhães. A foto é do jornalista Carlos Eduardo Santos (@kksantos):



Update 5: O trânsito na Boa Vista já normalizou com a ida dos estudantes para a Av. Agamenton Magalhães.

Update6:Comentário do jornalista João Valadares no Facebook sobre o assunto:

Infeliz a fala de Eduardo Campos sobre o protesto dos estudantes. Inteligente e habilidoso, esperava outra postura do governador. Eduardo afirmou que os estudantes exageraram, que jogaram pedras e pedaços de ferro nos ônibus. Nenhum órgão de imprensa registou. Governo, agora, precisa informar quantos e onde estão os ônibus danificados.


Update 7: Agamenon Acaba de ser liberada pelos estudantes, mas o engarrafamento ainda toma conta da via, sentido Olinda (informação do internauta @richardwagnerxf)


Update 8: Vista do alto da Avenida Agamenon Magalhães (imagem da internauta @jussaniamaria):



Update 9: Protesto na Agamenon Magalhães (foto do jornalista Carlos Eduardo Santos @kksantos):




Update 10:Foto do internauta @richardwagnerxf




Update 11: Imagem da internauta @debora_botelho (engarrafamento sentido Olinda, o mesmo sentido da passeata dos estudantes)- Foto de Deyvison Trajano:



Update 12: Os estudantes seguem neste momento para o Palácio das Princesas.

Update 13:Matéria do Aqui PE relatando a chegada dos estudantes ao Palácio do Governo:


Os estudantes que protestam contra o aumento das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) chegaram ao Palácio do Campo das Princesas. Na tarde desta quarta-feira (25), mesmo fechando algumas das vias mais importantes da cidade, como Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães, os estudantes foram aplaudidos diversas vezes por onde passavam.

A manifestação segue tranquila, com os jovens abrindo espaço para ambulâncias passar. Este é o terceiro protesto contra o reajuste das tarifas.

Mais cedo, o grupo, com a aproximadamente 500 pessoas, se reuniu para sair em passeata em frente ao antigo Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, área central da cidade. Depois eles interditaram a Avenida Conde da Boa Vista.

Em seguida, os estudantes seguiram para a Avenida Agamenon Magalhães. O trânsito foi fechado nas proximidades da Praça do Derby. Com faixas e cartazes, os manifestantes interditaram a via no sentido Zona Sul Recife.

(informações do jornalista Glynner Brandão)

Update 14: Imagem do jornalista Cristiano Régis mostra o trânsito interrompido pelos estudantes na Rua da Aurora: