quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Texto teatral pernambucano mistura mitologia grega com linguagem do circo

Outubro, décimo mês do ano e de grande efervescência cultural, está sendo o período escolhido pelo Grupo de Teatro João Teimoso, para a comemoração dos seus dez anos de existência. Como comemoração, o Grupo entrega ao público recifense o espetáculo "Hades", um texto do premiado autor pernambucano Luiz Felipe Botelho e direção de Oséas Borba Neto. A peça será encenada no teatro Maurício de Nassau, que fica na sede do movimento Pró Criança.

“Hades”, peça da mitologia Greco-romana, trata de uma disputa entre o deus mais odiado pelos mortais (Hades) e a deusa Vênus, do Amor e da Beleza. A briga resulta no rapto de Prosérpina, considerada uma das mais belas de Roma.

Ousando, o Grupo João Teimoso fez uma leitura do texto adaptada aos nossos dias e incluiu na encenação do espetáculo recursos de trapézio circenses, executados por alguns personagens em um andaime. Assim, ‘Hades’ leva ao público uma mistura de linguagens que terminam resultando na busca da própria linguagem cênica do Grupo João Teimoso, fruto de uma pesquisa teatral desenvolvida há mais de 10 anos.

Neste espetáculo, o Grupo leva ao palco apenas atores “pratas da casa”, trabalhados nos cursos e treinamentos internos, além de cursos externos, em intercâmbio com outros profissionais da área, mostrando que o trabalho de pesquisa trás bons frutos e oxigenação à cena.

Os ensaios aconteceram na sede do grupo (Rua do Aragão) e nos últimos meses que antecederam a estreia, passou a ser compartilhado com os moradores do entorno da Praça Maciel Pinheiro e bairro da Boa Vista, onde foi instalado o andaime para realização dos ensaios dominicais e treinamentos circenses, movimentando cenário cultural local e atraindo multidões.

A escolha do Teatro Mauricio de Nassau se deu pela origem do Grupo – como diz a máxima, “o bom filho à casa torna” - e, também, por localizar-se no bairro do Recife Antigo local, ainda, de grande efervescência cultural e de fácil acesso. A peça acontecerá nos sábados e domingos de outubro (de oito a 30), sempre às 20h - com exceção do dia 29. Ingressos a dez reais para todos.

SERVIÇO:

O quê? Espetáculo Hades
Onde? Teatro Mauricio Nassau - Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo (ao lado da Downtown) Prédio do Pró-Criança.
Quando? Dias :08, 09, 15, 16, 22, 23 e 30/10
Horário: 20 horas

Com informações da jornalista Mariângela Borba