domingo, 28 de agosto de 2011

A Agenda de Maia – Capítulo de Apresentação



Vivemos em uma época onde todos registram suas vidas em blogs e redes sociais. No entanto, a privacidade é zero e nem sempre se pode expressar os sentimentos mais profundos. Por isso, nossa protagonista recorre ao bom e velho diário, aliás, agenda. Colagens, canetas coloridas, hidrocor, adesivos, fotos, sonhos, desejos, observações, memórias, tudo vai para a agenda.

Maia é uma menina de 10 anos, que acabou de passar para o Ensino Fundamental II (Antigo Ginasial) e foi aprovada em primeiro lugar no vestibulinho do Colégio Sigma, o top de linha da cidade. Vive com os pais, Caio e Eden (professores), e com a irmã mais velha, Iana, recém-aprovada no vestibular de Design de Moda.

Claro que a blog-novela não vai registrar todos os dias da agenda, mas sim os que mais marcaram a nossa pequena heroína, especialmente a sua passagem da infância para a adolescência, em que tantas coisas acontecem ao mesmo tempo. Sua voz quase não é ouvida, mas seus ouvidos registram tudo e sua mente forma opiniões, às vezes acertadas, às vezes equivocadas.

Todo o texto será escrito em primeira pessoa, pois toda a metalinguagem narrativa segue o estilo de uma agenda/diário. Não sei se conseguirei interpretar bem uma garota de 10 anos de 2011, uma vez que quando eu tive essa idade, o ano era 1988. No entanto, inspirações não vão faltar, nem mesmo para serem registradas na agenda.




Apoio Cultural: