quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Oficina gratuita de dança "Corpas Rizomáticas" abre inscrições no Recife


O Recife recebe a oficina de dança "Corpas Rizomáticas: Mulheres em Fio", uma vivência gratuita idealizada pela artista e pesquisadora Lane Luz, que convida mulheres cis e trans a explorarem a conexão entre dança, ancestralidade e ecologia do corpo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto, através do link http://forms.gle/mG6gqoaZC63z6jPM6. A iniciativa tem o incentivo da PNAB – Recife, via Edital Multilinguagens – Recife Criativo.

A oficina, que é uma expansão do espetáculo "Ser Rizoma", mergulha no conceito de "Corpo Rizomático", que, segundo Lane Luz, se manifesta como uma escuta interna, conectando o corpo a raízes e fios. A proposta é fundamentada em diversas referências, incluindo o pensamento de Ailton Krenak e Antônio Bispo dos Santos, e a obra de artistas visuais e performers, criando um "corpo contracolonial" que busca reconexão e resistência.

A vivência, com duração de 18 horas divididas em seis encontros de três horas cada, acontecerá na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA), na Ilha Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro. Para Lane Luz, que é oriunda da comunidade, a escolha do local é simbólica. "Quando falamos em território nesta pesquisa... estamos nos referindo também aos processos de desterritorialização de estados, posses, corpos, submissões, exclusões, invisibilidades", explica a artista, que se inspira no mangue como parte de sua identidade corporal.

Serão oferecidas 20 vagas para mulheres com mais de 18 anos, artistas ou interessadas em trabalhos corporais. Metade das vagas será destinada a moradoras da comunidade Ilha Santa Terezinha, e duas serão para mulheres da comunidade surda do Recife, com acessibilidade em LIBRAS e a presença da intérprete Joselma Santos. As oito vagas restantes são para o público geral da capital pernambucana.

A oficina contará com a participação especial da musicista Sônia Guimarães, parceira de Lane Luz no espetáculo "Ser Rizoma", que contribuirá com sua pesquisa sonora. Ao final do processo, será realizada uma Roda JAM das Corpas Rizomáticas, aberta ao público, para celebrar e compartilhar as vivências.

Serviço
O quê: Oficina de Dança "Corpas Rizomáticas: Mulheres em Fio"
Inscrições: até 30 de agosto de 2025
Datas dos encontros: 6, 13, 20 e 27 de setembro; 11, 18 e 25 de outubro (sábados), das 9h às 12h
Local: Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA) – Rua Mário Albuquerque Cavalcanti, Santo Amaro, Recife.