quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Gregorio Duvivier traz comédia sobre poesia para o Teatro do Parque


O ator e comediante Gregorio Duvivier desembarca no Recife com o monólogo cômico “O Céu da Língua”, um espetáculo que desmistifica a poesia e celebra a riqueza da língua portuguesa. Dirigida por Luciana Paes, a peça terá três sessões no Teatro do Parque nos dias 12 e 13 de setembro. O sucesso de vendas foi tão grande que uma sessão extra foi aberta para o dia 13, às 17h, além das apresentações das 20h.

Com o objetivo de provar que a poesia está presente no cotidiano, mesmo que de forma "invisível", Duvivier, que é formado em Letras, usa o palco para um discurso sedutor e divertido. "A poesia é uma fonte de humor involuntário, motivo de chacota", reconhece o artista, que, com "O Céu da Língua", pretende ajudar o público a enxergar a beleza e a diversão escondidas nas palavras. "Para isso, a gente precisa trocar os óculos de leitura."

A direção de Luciana Paes, fundadora da Cia. Hiato, marca sua estreia como diretora de teatro. Para ela, o espetáculo é um "stand-up comedy pegadinha", onde a plateia é surpreendida pela paixão de Duvivier pelas palavras. "Ele, graças aos seus recursos de ator, pega o público distraído, e ninguém resiste quando é surpreendido por alguém apaixonado”, avalia Luciana.

O monólogo aborda a língua de forma inusitada, com tiradas bem-humoradas sobre reformas ortográficas, a ressurreição de gírias e o humor extraído de palavras "estranhas". Duvivier também presta homenagem a grandes letristas da música brasileira, como Orestes Barbosa e Caetano Veloso, citando-os para provar que a poesia é popular e acessível a todos.

A peça também tem uma forte conexão com Portugal, país onde estreou em 2024. A inspiração para o espetáculo veio do intercâmbio linguístico que Duvivier teve com o humorista português Ricardo Araújo Pereira no espetáculo “Um Português e Um Brasileiro Entram no Bar”, onde a paixão de ambos pela palavra gerou um fluxo ininterrupto de conversas.

Serviço:
O quê: "O Céu da Língua", com Gregorio Duvivier
Quando: Dias 12 e 13 de setembro de 2025, às 20h. Sessão extra dia 13, às 17h.
Onde: Teatro do Parque - Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife.
Ingressos: Vendas pela plataforma Inti, com preços a partir de R$ 60 (meia-entrada) para camarote.
Classificação: 12 anos.
Duração: 85 minutos.