Blumenau, SC — A partir do dia 6 de novembro, a cidade de Blumenau recebe o projeto cultural Versalizando Imagens, iniciativa pernambucana que une oficinas de fotografia e literatura de cordel em uma experiência artística e educativa. Idealizado pelo produtor cultural Renato Moura em parceria com o Poeta Esperantivo, mestre da cultura popular, o projeto atenderá 60 estudantes do 9º Ano da Escola Municipal Bilíngue Quintino Bocaiúva, nos turnos da manhã e da tarde.
📸✍️ Cordel e fotografia como expressão cultural
A ação é pioneira na região Sul e tem como objetivo valorizar o patrimônio imaterial brasileiro, estimulando o olhar criativo dos jovens por meio da produção de versos e imagens. Com passagem por dezenas de escolas e mais de 10 mil estudantes atendidos em estados do Nordeste e Sudeste, o Versalizando acumula exposições, cordéis coletivos, livro e documentário sobre seu método de trabalho.
“Estamos muito felizes em levar nosso trabalho à região Sul pela primeira vez. É uma oportunidade de compartilhar a riqueza da cultura nordestina e promover a criatividade dos estudantes catarinenses”, afirma Renato Moura, que também é educador e fotógrafo.
🎉 10 anos de Versalizando Imagens
As oficinas serão conduzidas por Renato e pelo Poeta Esperantivo, que há quase 30 anos atua na preservação e difusão do cordel. “É uma celebração de 10 anos de atividades com o Versalizando Imagens. Ver como esse trabalho encanta e transforma é motivo de orgulho”, destaca Esperantivo.
🌍 Cultura nordestina e catarinense em diálogo
A proposta é apresentar aos estudantes a diversidade cultural brasileira a partir de um olhar nordestino, estabelecendo pontes com a cultura local. As produções — fotografias e cordéis — farão parte do acervo da escola e serão exibidas na Semana da Diversidade, promovida pelos próprios alunos em novembro.