quarta-feira, 15 de outubro de 2025

🎉 Porto Digital celebra 25 anos com homenagem a Jarbas Vasconcelos


Na noite desta quarta-feira (15), a governadora em exercício Priscila Krause participou de um happy hour especial em comemoração aos 25 anos do Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina. O evento, parte da programação do REC’n’Play 2025, celebrou o legado de transformação urbana e econômica que o projeto representa para Pernambuco.

🏛️ Durante a cerimônia, Priscila Krause prestou homenagem ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos idealizadores do Porto Digital. “Hoje, por uma questão de absoluta justiça histórica, prestamos essa homenagem ao governador Jarbas Vasconcelos, que teve uma verdadeira visão de futuro”, destacou a governadora em exercício.

💼 Atualmente, o Porto Digital reúne 475 empresas, emprega mais de 21 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 6,2 bilhões por ano. Segundo o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena, “ecossistemas de inovação não aparecem, são criados. E, se a gente não tivesse criado o Porto Digital lá atrás, talvez os empregos fossem apenas 5 ou 6 mil em Recife”.

🚀 A parceria entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital foi reforçada em 2024 com o maior contrato de gestão da história do ecossistema, no valor de R$ 44,5 milhões. Entre as ações conjuntas estão:
- Expansão internacional com o Porto Digital Europa, em Aveiro (Portugal)
- Novo Armazém da Criatividade em Caruaru
- Programa Ponte Tech
- Planejamento do Porto Digital Petrolina, ampliando a interiorização

👨‍👦 O deputado estadual Jarbas Filho também destacou o legado do pai: “O Porto Digital é reconhecido mundialmente. Esse é um legado que ele deixou para Pernambuco, junto com a Fenearte e as Escolas em Tempo Integral”.

🎙️ O senador Fernando Dueire reforçou a importância da visão de Jarbas: “Imaginem, 25 anos atrás, ele já acreditava que isso ia ser o que é hoje. E ele acreditou, como acreditou na Fenearte”.

👥 Também estiveram presentes os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), e Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe.

📸 Fotos: Américo Nunes / Vice-Governadoria