A banda pernambucana Saga HC irá comemorar seus 25 anos de carreira e fazer o pré-lançamento de seu novo álbum, o EP Grito da Periferia, no Go Skate Day Jaboatão. O evento, que mistura hardcore, rap, skate e ações sociais, acontecerá no dia 17 de agosto, a partir das 13h, na Skate Praza, em Prazeres.
O festival, em sua quarta edição, homenageia a arte-educadora Thacy, que foi idealizadora de uma escolinha de skate para crianças em vulnerabilidade social no bairro. A programação incluirá skateata, competições, batalhas de rima e ações sociais.
O show do Saga HC, que fechará o evento, contará com a participação de dois convidados especiais do novo álbum: Luísa Cunha (vocalista da banda Odiosa) e Hélio Abulidu (vocalista da banda Abulidu). A banda executará tanto seus clássicos quanto as novas músicas do EP.
Outros nomes da cena musical como Sisu, Realidade Encoberta, The House 72 e Batalha de Rimas também se apresentarão.
"Grito da Periferia": Um EP de Resistência e Consciência
O novo EP, Grito da Periferia, é o quinto álbum da banda e conta com sete músicas que misturam hardcore com elementos de thrash e ritmos regionais. A produção do álbum, que obteve incentivo via Lei Paulo Gustavo, conta com a participação dos vocalistas Cannibal (Devotos), Luísa Cunha (Odiosa) e Hélio Abulidu (Abulidu).
O processo de composição foi colaborativo, com a banda transformando suas vivências e a "raiva, indignação e consciência" das ruas em som. O vocalista Beto ressalta que a arte se torna "arma e ponte ao mesmo tempo". Já o baterista Paulinho destaca o espírito de resistência da gravação, que foi feita de forma totalmente independente.
Para o baixista Gordo, o show no Go Skate Day marca o início de um novo ciclo para a banda, celebrando 25 anos de resistência e voltando às origens no bairro de Prazeres, onde o Saga HC nasceu e vive. O show de pré-lançamento do álbum é incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).